O futuro da propaganda é o merchandising

Vocês querem saber como eu acho que vai ser a TV Interativa? Pois bem, acessem o site da lendária Amazon e verão que estão destacando na primeira página um curta-metragem intitulado Do Geese See God? muito, mas muito bom. Adivinha que tecnologia escolheram para o formato do vídeo padrão? Flash! E porquê? Fora a ubiquidade do plugin, o filme é interativo. Não parece, mas é. Aliás, acho até que eles deveriam dar uma indicação mais direta (uma seta dizendo onde se deve clicar), afinal, nunca interagi com um filme dessa forma. Fiquem espertos ;)

O filme conta a história de um cara atormentado, que sai correndo pelas ruas alucinado atrás de não sei o quê. Não entendi muito bem os diálogos porque a qualidade do som estava ruim demais para minha compreensão parca de inglês falado. Já que era um filme destinado para a Web, deveriam tomar o cuidado de deixar mais claros os diálogos, eliminando sons de fundo no momento.

No meio de toda a confusão, toda hora aparece algum aparelho eletrônico que a Amazon vende. No final, é claro que estão lá as ofertas dos produtos exibidos no filme. Propaganda não intrusiva, subliminar e inteligente. Quem não é seduzido assim?

Sei que dessa forma, estarei ainda mais à mercê de publicitários ardilosos, mas prefiro do que ser obrigado a assistir comerciais, ser incomodado por banners, receber spam...

Publicitários, acordem! Não precisa ser Amazon para fazer merchandising. Google Adsense é um bom exemplo de merchandisign...

[ Atualização ] O curta-metragem exemplo de merchandisign não está mais online, porém é possível ver sua ficha no IMDB.

Livros sobre o assunto

Merchandising no Ponto-de-Venda Vitrinas Entre_Vistas: Merchandising Visual Marketing da Promoção e Merchandising

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 29.11.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/o_futuro_da_propaganda_e_o_merchandising.html