Existem duas formas de se proteger contra o plágio. Uma é registrando a expressão de uma idéia através dos direitos autorais e a outra é registrando a prática da idéia através de uma patente. Acho que orkut não tem nenhum dos dois (escrevo assim para não chover gente pedindo convite), mas encontrei hoje uma meia-cópia dele: o Gazzag, feito por brasileiros.
Tá certo que os bugs frequentes e a lentidão do orkut são frustrantes, tanto que desisti de acessá-lo a não ser as comunidades de Usabilidade e AI. Também o descaso em não traduzirem para o português mesmo os brasileiros representando 63% dos usuários é frustrante. Porém, isso não justifica fazer uma cópia do serviço sem esses e outros defeitos.
O nome não é parecido, mas também é uma palavra curta e nonsense. A idéia de rede social também não é nova. Se fosse só isso, tudo bem, mas vejam essa sequência de screenshots:
Mesmas idéias, mesmas funcionalidades, mesma disposição das informações, mesmos rótulos. Só muda no design gráfico, que é bem mais limpo, por sinal. E não é só essa tela. Quase tudo é assim, focinho do orkut.
Imagino que o serviço tenha nascido da vontade de fazer algo no estilo mas melhor do que o orkut, porém, não precisava ser tão "no estilo". Aliás, nem foi o tal engenheiro do Google que criou a idéia. Antes dele, já existia o Friendster com bastante destaque nos Estados Unidos. Ao invés de copiar o que já existia, o pessoal do Google fez melhor, muito melhor, por isso fizeram sucesso. Criaram novas funcionalides e, principalmente, deram uma roupagem muito mais atrativa e emocional que a do Friendster (veja os screenshots dele nesta apresentação).
Infelizmente, esse tom emocional não está presente no Gazzag, que tem um ar um tanto quanto anti-séptico por causa do excesso de branco e do cinza. Os ícones e botões coloridos salvam um pouco, mas o que mais me faz falta é o bom-humor da interface do orkut. Veja nas telas de edição do perfil:
"Descrição do corpo"? Não sei se é implicância minhas, mas esse rótulo trata a pessoa como objeto? Melhor seria "Descreva como você se parece" ou algo do gênero. Vamos com calma nessa objetivação, minha gente, senão daqui a pouco teremos um ícone de uma caminhonete onde se arrastam amigos pra comer feijão na chácara do vô. Não é assim que funciona no mundo real, não é assim que vai funcionar no mundo virtual.
Não posso dizer que não houve melhorias no Gazzag, mas ainda são poucas. A que eu achei mais legal parou de funcionar há alguns minutos (ou eu delirei):
Nessa tela o clique lá nas quase abas revelava o conteúdo abaixo instantaneamente, porque era feito por Javascript. Não sei porque mudaram, acho que talvez essa área (urg) cinza seja algum bug de css. Agora o clique nas quase abas leva à uma seção mais abaixo na mesma tela (âncora), solução muito pior porque leva à desorientação.
Outro ponto forte é o menu principal de navegação, reclamação antiga do pessoal do orkut:
Posição atual bem marcada, informações melhores distribuídas, rótulos precisos. Mesmo assim, não consegui encontrar a lista de espera por aprovação, nem uma busca de amigos por nome. Saber se meus amigos já estão lá é crucial para decidir se uso o serviço ou não.
Sei que o plágio não foi de má intenção. O usuário gosta quando encontra algo familiar, que já sabe usar, mas se tudo for tão igual, ficamos na mesmice, não há evolução. O outro post de hoje fala um pouco sobre isso.
Vale a menção de que, assim como orkut, o site é gratuito e não tem propaganda (ainda). Por isso, não podemos reclamar demais. Se alguém quiser convite pra essa nova rede, pode me mandar um email que eu adiciono os 20 primeiros que chegarem. Depois ignorarei completamente os pedidos. Ah, se vocês esperam que vão ficar livres dos "bad donuts" do orkut, estão enganados. Apesar da velocidade ser muito maior (tableless, é claro), ainda há vários bugs a serem consertados, mas pelo entusiasmo do Antonio devem desparecer logo.
O mais gozado de tudo isso é que o Gazzag não clama propriedade sobre as informações lá contidas, mas o orkut sim. Aliás, não entendi essa. Será que o Google quer ganhar em cima da descoberta da pedra filosofal quando alguém o fizer dentro do orkut? Ponto pros gazzagueiros.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 28.12.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/no_limite_entre_inspiracao_e_copia.html