Nos próximos dias estarei me mudando para a Holanda, o país de onde vieram os meus avós e que me traz este nome tão exótico no Brasil. Estou indo para lá fazer doutorado na Universidade Twente.
Na Holanda, o doutorado é diferente do Brasil. A Universidade define um tema de pesquisa e anuncia a vaga. Os interessados são selecionados e o escolhido é contratado como um pesquisador funcionário da Universidade com salário e não bolsa.
A vaga que eu me candidatei e fui selecionado é para trabalhar com a criação de jogos para facilitar design participativo de hospitais. Serão muitos assuntos novos sobre Arquitetura, Saúde, Jogos Sérios, Realidade Virtual e outros que ainda nem imagino. Passarei 4 anos lá pesquisando o assunto.
Um dos motivos pelos quais decidi fazer doutorado no exterior foi apresentar o Instituto Faber-Ludens para a comunidade internacional. Nesses 3 anos de existência, o Instituto se tornou referência em Design de Interação no Brasil, desenvolvendo projetos experimentais com alunos da pós-graduação e projetos de consultoria para parceiros como Electrolux e O Globo.
O Almanaque 2010 apresenta os principais trabalhos que desenvolvemos nesses últimos anos. É uma publicação bilingue especialmente feita para mostrar à comunidade internacional. Pelo site é possível fazer download do PDF ou encomendar um exemplar impresso.
Enquanto eu estarei na Europa procurando parcerias para o Instituto, nosso time de pesquisadores continuará as atividades aqui no Brasil. Gonçalo Ferraz, Leandro Henrique, Rodrigo Gonzatto, Anderson Gomes e Edyd Junges estão atualmente coordenando as atividades do escritório de P&D. Eu continuarei participando das atividades à distância.
Com a intenção de iniciar a conversa com a comunidade internacional, abri um blog em inglês onde irei relatar meu progresso na pesquisa de doutorado. Eventualmente postarei aqui no Usabilidoido, mas o ritmo vai diminuir. Espero manter, pelo menos, o mesmo ritmo no twitter @usabilidoido que, aliás, consegui finalmente registrar. O twitter @fredvanamstel será em inglês.
Nesse período de doutorado, espero ter condições de vir ao Brasil com frequência para não perder o vínculo com a comunidade. Espero que o conhecimento que eu adquira lá seja útil aqui também.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 09.04.2011
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/iniciando_o_doutorado.html