Final de ano com a família, tive a oportunidade de jogar Dance Dance Revolution pela primeira vez. Meu irmão tem um tapete para jogar no Playstation, o que tornou o jogo acessível e divertido para toda a família. Até minha avó de 77, que nunca havia tocado num videogame, arriscou dançar na pista.
O jogo é divertido porque mistura ritmo, desafio e expressão corporal numa interface esfuziante. Começa a ficar interessante quando os jogadores experimentam mexer todo o corpo dentro do ritmo, transformando o movimento mecânico de apertar o botão com a perna numa coreografia. "É preciso entrar na música para acertar," disse meu irmão.
O tapete tinha entrada USB, então resolvi testá-lo para a criação de novas interfaces. Usando o USB Overdrive consegui configurar os botões facilmente. Meu primeiro teste foi jogar o clássico Whack-a-mole usando o tapete. Meu filho usou um chinelo para bater nos monstros da versão Tontie.
Depois testei uma projeção sobre o tapete e montei uma bateria virtual modificando um jogo em Flash.
Detalhe da baqueta improvisada: uma meia presa com fita adesiva num pedaço de madeira. O pedaço de madeira sozinho não ativa o tapete. Ele necessita de uma área maior de contato para ativar o sensor.
Compilei uma lista de vídeos no Youtube relevantes ao assunto. Encontrei hacks muito mais criativos da mesma plataforma:
Quem quiser experimentar o jogo, existe uma versão aberta e gratuita para PC e Mac: Stepmania. Dá pra usar o mesmo tapete do Playstation pra jogar.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 05.01.2009
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/hackeando_o_tapete_de_danca.html