Grupo de foco é excitante

Para tentar mapear o modelo mental que os alunos da UFPR tem do portal da Universidade, promovi um grupo de foco com meus colegas de sala. Confirmando o que já li em todos os livros de usabilidade e afins, grupos de foco são fáceis de organizar, gostosos de promover e geram um grande número de idéias interessantes.

A metodologia consiste em reunir um grupo de 5 a 10 usuários e deliberar em conjunto sobre um novo produto, avaliar um serviço e etc. No meu caso, reuni 17 alunos em 4 grupos, entreguei uma folha de papel em branco para um representante do grupo e pedi para que escrevessem nela frases que expressassem o que fazem e o que gostariam de fazer no portal. O objetivo era saber quais eram as expectativas deles aos abrir o website.

O grupo de foco foi realizado ao final de uma aula e durou 10 minutos. Ao terminar de preencher a folha, os alunos podiam ir embora. Em pouquíssimo tempo consegui levantar uma porção de idéias para aplicar no projeto e me diverti à beça com as conversas acaloradas. Ainda bem que não precisei recrutar todo esse pessoal, como fizeram o pessoal da Globo.com quando estavam fazendo a segunda versão do Webmail deles.

Participei de um workshop em que eles trouxeram o documento que esse grupo de foco gerou. Fantástico. Pediram para que o grupo pensasse como seria a ferramenta de webmail ideal para eles. Os usuários disseram coisas como: "quero que tenha ícones para fácil acesso", "quero que abra rapidamente, mesmo numa conexão de banda discada", "não quero banners em lugar algum" e coisas do gênero.

É claro que muitas das sugestões não podem ser aplicadas e que muitas idéias se excluem mutuamente, mas assim como o brainstorming está para a publicidade, o grupo de foco está para o Design Centrado no Usuário: ele dá um boom inicial no projeto.

No meu caso, aproveitei para já no documento de resultado [DOC] agrupar as tarefas por similaridade, identificando assim as primeiras linhas da navegação orientada à tarefas que pretendo implantar no projeto. Não me preocupei em elaborar rótulos precisos, apenas em agrupar. Para fazer uma taxonomia realmente abrangente vou precisar de estudos muito mais confiáveis.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 16.08.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/grupo_de_foco_e_excitante.html