Outro dia, na discussão sobre o fundo cinza, disseram que o branco é forte demais para a leitura. "É como estar com uma lanterna apontada para sua cara", disse meu amigo Irapuan Martinez. Cada pixel é composto de verde, vermelho e azul e no branco essas cores estão no máximo de luminosidade. Concordo que objetivamente ele não é o ideal, mas subjetivamente creio que é. O branco tem um significado muito estabelecido na comunicação visual. Não podemos ignorar isso.
Veja as lanchonetes por aí. É difícil encontrar uma que não tenha paredes brancas e as que não investem em boa iluminação dão a impressão de serem sujas. E não é só lanchonetes, mas acho que é o exemplo mais gritante.
O fundo branco na Web é sinal de sobriedade, dá credibilidade ao site. É uma cor padrão com um significado positivo. De vez em quando aparece um cliente que tem horror ao fundo branco. Dizem que o website parece vazio assim, querem cor e mais cor. Porém, para os clientes desses clientes, o branco não é nada ruim. Eles reconhecem na hora a mensagem de sobriedade, de limpeza, honestidade, transparência que ele transmite.
Não estou dizendo que devemos sempre usar fundo branco nos nossos webites, só estou dizendo que é um padrão que podemos nos aproveitar para comunicar. A grande maioria dos websites institucionais querem dar a impressão de seriedade que o branco confere, então porque não aproveitá-lo?
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 23.03.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/fundo_branco_ainda_e_legal.html