O site da banda CPM22 é um exemplo de como se pode usar metáforas para cria uma experiência mais rica e ao mesmo tempo explicar como se dá a navegação de uma forma mais familiar ao usuário. O site faz jus ao título do CD anunciado: Felicidade Instantânea.
Na entrada do site, o usuário escolhe se quer acessar a versão E-zine ou Jornal, uma boa metáfora das versões para banda larga e banda discada. São metáforas já muito batidas, mas os detalhes de como foi implementada é que me chamaram a atenção.
O segredo para toda metáfora de interação é não ser levada ao pé-da-letra. Aproveitar as conveniências e rejeitar as incoveniências. A metáfora do E-zine deixa de lado as incoveniências do efeito de virar página e aproveita para mostrar conteúdo com diagramação artística, de nível de revista impressa. A metáfora é estendida e ao conectar um fone de ouvido com um orifício nas páginas, o usuário ouve o som da música a que a página se refere. Felicidade Instantânea pura!
No site de uma banda de música, não é preciso seguir estritamente os padrões de interação. Aliás, é até melhor que se experimente formas diferentes de interagir com o usuário, para criar experiências mais lúdicas.
Infelizmente, a versão para banda discada não teve tal cuidado. A metáfora de jornal ainda é usada pelos grandes portais, mas de forma adaptada ao meio. A versão do site implementa ela ao pé-da-letra e até os textos são quebrados em colunas. Me deu uma sensação muito ruim ler textos pulando de coluna em coluna na Web. Não combina de jeito nenhum com o tipo de leitura rápida que fazemos no monitor.
Pior do que isso só quando clico para ler mais. Um popup se abre com o texto todo pra ler. A metáfora caiu por terra. Popup não tem nada a ver com jornal. Era melhor ter um site padrão por aqui, tipo portal, do que fazer desse jeito.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 04.07.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/felicidade_instantanea_no_site_da_cpm22.html