Logo após a palestra sobre desenvolvimento de games que Luciano Augusto da Silva deu no workshop sobre Flash em Curitiba, fiz uma breve entrevista com ele sobre a sua especialidade, o level design. Assim como Andre Poyart disse noutra entrevista, Luciano recomenda que os gráficos criem o máximo possível a sensação de realidade para o jogador. Porém, essa tendência está tornando os games mais parecidos com simuladores do que com jogos.
Qual o segredo para jogador se sentir dentro de um cenário de games?
Para o jogador se sentir dentro, ele precisa estar dentro de um contexto, dentro da história do game, por isso o game design é tão importante 33"
A partir da história que você cria os elementos do cenário. Não depende só de um cenário bonito e de um personagem bonito. 50"
Como o cenário pode refletir a história do game? 1' 10"
Interpretar bem a história, levar em consideração o horário em que a ação se desenrola, adaptar a textura de acordo
Como você pode fazer uma textura e iluminação mais adequada ao contexto? 1' 55"
Aproximar o máximo possível da realidade e conhecer exatamente o que se está fazendo. Se está fazendo um deserto, pegar fotos de deserto como referência.
Estamos criando jogos cada vez mais realistas, enquanto deixamos de lado a realidade. Qual sua opinião sobre esse paradoxo? 2' 15"
Jogo muito sério não é tão comercial. O jogo tá perdendo diversão. Está ficando mais simulador que jogo. Isso não é legal.
Aposto que o próximo jogo que fará sucesso é um jogo que traga entretenimento, não só coisa sérias. Hoje a gente não ri quando joga games. 3' 05"
Os jogos vão explorar outros tipos de emoções além do prazer de matar o outro? 3' 35"
Certamente. Se fizerem um jogo da Playboy, eu sou o primeiro a comprar.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 15.07.2005
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