A mais nova coluna de Michel Lent no Webinsider fala sobre a necessidade de especialização no mercado de Web. Ele diz que agora que o mercado se recuperou da depressão que reinava, está atrás de profissionais para grandes projetos, os melhores profissionais em cada área. Ele reclama que só recebe currículo de Webdesigner-faz-tudo.
No Jornalismo idem, é uma tendência esse negócio de especialização. Quanto mais especializado, mais remuneração. A meu ver, ao mesmo tempo, mais alienação também. Creio que é uma forma de controlar mais o poder que cada indivíduo tem na sociedade. Mas tudo bem, não é imposto. É apenas uma tendência e que é acostumado a nadar contra a correnteza, vai saber se virar como um bom generalista.
Como não pretendo correr riscos, percebi isso faz tempo e encontrei meu nicho na usabilidade. Mais precisamente, estou me especializando em usabilidade de aplicações ricas de Internet. E você? Qual é a sua? Posta aí nos comentários para os demais leitores que ainda não tinham sacado isso terem uma idéias de para onde seguir.
De relance, consigo identificar as possíveis grandes áreas de especialização para um webdesigner:
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 22.07.2004
Veja os comentários neste endereço:
http://www.usabilidoido.com.br/especializese.html