Flash designers são tão fascinados pelo efeito de virar a página que já vi pelo menos uns 5 diferentes por aí, a maioria enervante. O último que vi me motivou esse post porque realmente consegue ser o mínimo usável possível. Quanto mais ao pé-da-letra for uma metáfora (representação de uma coisa real), pior ela fica. Ao invés de aproveitar o conhecimento prévio que o usuário tem sobre como manipular a coisa, ela reproduz as mesmas dificuldades encontradas no objeto original.
Quem é que gosta de folhear um livro atrás de um parágrafo específico? Imagine se o livro não tivesse índices e nem números nas páginas. Mais difícil ainda! Quando estamos na Web, estamos sempre atrás de informações específicas, do mesmo jeito. No livro ainda podemo abrir uma página aleatória, mas nesse exemplo que passei acima, é preciso folhear uma por uma.
Folhear com o dedo é mole: lambe o dedo e em frações de segundo, temos a próxima página. No exemplo, é preciso arrastar o mouse da ponta inferior direita da página até pelo menos a metade da página. Já vi exemplos piores, que era necessário arrastar até o outro lado da página.
Não sei onde que li que o browser poderia ter efetivamente uma transição de virar a página entre cada URL que o usuário visita. Seria interessante para entreter o usuário nesses tempos de velocidades baixas. Creio que nunca foi implementado pelo custo de processamento que isso teria. Isso também vale para peças em Flash, realmente o resultado final fica meio pesado se o conteúdo das páginas é mais complexo.
Na primeira vez em que apliquei esse efeito, aprendi a lição. Deu mais trabalho de Actionscript do que pensava para controlar a superposição de páginas e o efeito fica lento demais em computadores menos turbinados. Nesse projeto mais recente, adotei uma transição mais simples, que dá a idéia de que foi virada a folha, sem impedir que o usuário continue a leitura imediatamente após virar a página.
O website do jogo Zelda (seção "Cast", pena que não dá pra linkar :P) também usa o efeito, mas ativado com clique único sobre botões avançar / voltar. É legal, mas não precisava ser tão ao pé da letra, porque mesmo no meu micro, fica lento
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 25.03.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/efeito_de_virar_pagina_e_enervante.html