Os U$200 dólares do Nielsen é grana demais para nossa realidade, então vamos dar aquele jeitinho brasileiro e encurtar esse orçamento. Testar com usuários reais é o melhor jeito de descobrir falhas no design da interface e todo webdesigner precisa fazer isso. Não adianta ficar pensando se esse menu tá visível ou não, tem que testar pra ver. A partir de agora não quero ouvir mais ninguém dizendo que não tem tempo nem dinheiro pra fazer testes, porque eu vou ensinar como em 1 horinha e com 2 reais é possível achar os erros de usabilidade mais críticos da interface.
Há alguns anos que eu venho aplicando informalmente testes com amigos, parentes e colegas de trabalho. No começo, simplesmente ficava quieto e pedia que navegasse. Só com isso, descobria uma penca de coisas (sugiro que comecesse assim, se você for do tipo introvertido = nerd). Logo depois, perguntava o que o usuário achou, se gostou da aparência, se achou fácil. Dados subjetivos valiosos, mas que não apontam diretamente erros de usabilidade.
Evolui o método e comecei a dar tarefas para o usuário: "gostaria que você encontrasse o telefone da empresa", ou "ô, envia um currículo pra eles". Usuário em dificuldade eu pergunto qual o problema. Dá pra ver nitidamente que aquele botão crucial precisa de mais destaque e que aquela interação de arrastar e soltar é difícil demais.
Agora do jeito mais profissional: peço a todas as pessoas da agência que não estiveram envolvidas no projeto para navegar no site e vou anotando o que está confuso (aprendi com os testes informais que o usuário gira o mouse ao léu e demora pra clicar quando não tem certeza aonde ir), dando tarefas caso o site seja complexo. Se possível, dou um jeito de pegar o porteiro do prédio e visitantes eventuais. 10 minutinhos não mata ninguém, mas pra mim são suficientes.
Quando recebo aquele amigo que não manja nada de informática em casa, não perco a oportunidade. Embora esses possam apontar problemas que não existem para o usuário-alvo do website, é válido. Na faculdade, sempre mostro aos amigos e por aí vai.
Tá, e os dois reais servem pra quê? Faça que nem o movimento Dogma 1,99: rasgue no final do filme. Mostre ao seu patrão que custou pouco fazer os testes e que melhorou a interface nessa, nessa e nessa parte. Peça para no próximo projeto dedicar mais tempo a isso e quem sabe, um tutu para presentear usuários que façam parte do público-alvo.
Logo, logo entrarei mais em detalhes de como fazer o teste, explicando um case.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 06.02.2004
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