Em hotsites, é crucial uma boa Direção de Arte, mas o que viria a ser isso? Poucas pessoas sabem, porque poucas escolas ensinam. Que eu saiba, tem a Miami Ad School, onde meu amigo Michel Lent dá aula. Deve ser um curso fascinante.
Resolvi escrever esse post em virtude de uma conversa com o Marcos Albuquerque, comentando sobre o último site que a MHK produziu (só no IE). Concordamos que era o melhor trabalho que eles produziram desde que ela perdeu seus principais talentos de outrora. Um design razoável, alguns efeitos aqui e ali, mas faltando um elemento agregador, uma idéia forte, uma direção de arte.
E hoje, li dois artigos muito interessantes exatamente sobre o assunto. Primeiro, no Webinsider, Maira Costa diz que:
"O boom da internet fez surgirem muitos profissionais de design autodidatas, o que é ótimo do ponto de vista criativo, pois aí surgem as novas técnicas. Porém a falta de embasamento cria no mercado designers sensíveis, muito sensíveis, sensíveis demais às “agressões” à sua “arte”. Enquanto deveriam ser sensíveis às necessidades do cliente."
E então, a revista Alistapart lança o artigo que diz que:
Na matemática, o todo é sempre igual a soma das suas partes; dois e dois são invariavelmente quatro. Nas artes, entretanto, o todo é muito mais do que a soma das partes ou muito menos. (...) Designers, programadores e outros especialistas criam os elementos essenciais do todo. Mas é o diretor de arte que é incumbido de amarrar essas partes para ter o máximo de resultados.
Resumindo, estou embebido pelos conceitos de Direção de Arte e louco para começar um novo projeto que me desafie nesse sentido. Realmente são poucas as vezes que temos a oportunidade de botarmos nossas garras para fora no campo das idéias, mas quando podemos, temos que ser rápidos, rasteiros e não largar de jeito nenhum. Enquanto esse job não chega, me divirto com esse teste de conhecimentos de Direção de Arte.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 09.05.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/direcao_de_arte_na_web.html