Designing for Interaction

Dan Saffer terminou seu Mestrado em Design de Interação na Carneggie Mellon e foi incumbido de dar um curso rápido de introdução ao assunto. Como não encontrou nenhum livro voltado para iniciantes sobre Design de Interação, ele resolveu escrever um. Seu livro dá uma visão geral do que é, quais são os princípios, quais são os problemas e soluções mais comuns no Design de Interação.

O autor entende Design de Interação num sentindo amplo, abrangendo desde o design de websites até o design de robôs. Interessante notar que os fundamentos, recomendações e discussões são os mesmos para os diferentes produtos a serem projetados.

O autor agrega também conhecimento de áreas que estão ligadas diretamente ao Design de Interação, como Design de Interface e Design de Serviços. Para ambas, ele providencia uma boa introdução e dicas práticas.

O ponto forte do livro é a linguagem de fácil acesso, mesmo para quem nunca ouviu falar do assunto. Saffer fez grande esforço em apresentar teorias acadêmicas de forma sucinta e simples, bem como sistematizar as práticas correntes de mercado. Através de ilustração farta, o layout do livro atrai.

Para quem já leu outros livros sobre Design de Interação ou Design de Interface, provavelmente não verá muita coisa nova aqui, a não ser os Elementos do Design de Interação que, segundo Saffer são: o movimento, o espaço, o tempo, a aparência, a textura e o som. As discussões sobre eles também não vão muito longe, já que o objetivo do livro é dar uma visão geral breve sobre o assunto. Ainda assim, é uma leitura divertida e estimulante.


(cerca de R$60)

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 21.02.2007

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/designing_for_interaction.html