Design de Interação em Tecnologias Educacionais

Há algum tempo que se fala que a educação precisa ultrapassar o paradigma de transmissão de conhecimento, porém, poucos conseguiram tal façanha. Geralmente novas tecnologias são incorporadas para reforçar ainda mais esse modelo tradicional, como bem observou Luli Radfahrer em sua palestra magna.

O professor Michael Welsch ficou famoso pelos seus vídeos no Youtube demonstrando a disparidade entre o uso de novas tecnologias no dia-a-dia dos estudantes e dentro da escola. O que pouca gente viu são seus próprios experimentos de ensino em sala de aula. WorldSim é uma espécie de jogo que ele promove entre seus alunos para perceber os múltiplos fatores que delineiam uma cultura.

WorldSim é muito parecido com Civilization. A diferença principal é que este último tem suas regras gravadas num computador. Aliás, Civilization já é usado em escolas canadenses para ensinar História há alguns anos.

A novidade agora é usar Spore nas aulas de Biologia. O próprio Will Wright, criador do jogo, admite que além de entretenimento, ele gostaria que os jogadores aprendessem sobre teoria da evolução.

Criaturas do Spore

O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS são provas de que investir em ferramentas de educação interativa dá resultado. São dois dos museus mais visitados em toda a América Latina, fazendo vivo um conhecimento que poderia estar abandonado em exposições tradicionais, como é o caso da maioria dos museus brasileiros.

Detalhe importante: a lista de reprodução acima agrega vídeos criados e publicados espontaneamente por crianças e adolescentes que visitaram o museu usando seus telefones celulares e câmeras digitais. Poderiam ser excelente material didático numa aula posterior para rever os princípios físicos dos experimentos, mas muito provavelmente o professor nem sabe que esses vídeos existem. Infelizmente, os professores ainda discutem se devem bloquear celulares ou Youtube nas escolas...

Olha só o que acontece quando educadores abraçam a tecnologia ao invés de repelir: as mesas educacionais da Positivo permitem que as crianças realizem atividades de escrita e matemática utilizando blocos de fácil manipulação e compartilhamento. Esta mesa foi criada no Brasil e é usada em vários outros países. Esta foto, por exemplo, foi tirada numa escola da Flórida, onde é usada para a educação especial.

mesa de matemática

O desafio é demonstrar aos educadores às possibilidades das tecnologias educacionais. Creio que designers de interação podem fazer uma boa ponte entre Pedagogia e Engenharia.

E para não dizer que não falei de Educação à Distância, que cresce a passos largos no Brasil, destaco o projeto RIVED que mantém um banco de objetos de aprendizagem com milhares de atividades interativas.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 17.03.2009

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