Contra a cultura de testes de usabilidade

Teste de usabilidade é bom, mas se não fizer parte de um projeto centrado no usuário em todas as fases, não vai adiantar muito. É preciso estar em contato com o usuário desde o início do projeto e cada profissional deve se preocupar com isso. Testar com usuários um produto interativo que foi desenvolvido sem envolver os usuários é pedir pra encontrar problemas demais. Ouça porque:

Contra a cultura de testes de usabilidade [MP3] 7 minutos

Perguntei na mesa redonda do Dia Mundial da Usabilidade em São Paulo o que os profissionais da usabilidade poderiam fazer para evitar isso (e que não estariam fazendo). Se um cliente pede pra fazer um teste de usabilidade isolado, não se pode dizer que não, mas é preciso explicar que ele não resolve todos os problemas. Se o cliente acompanha os testes também é possível mostrar como seria interessante entrar em contato com o usuário desde cedo no projeto.

Certa vez me pediram pra fazer orçamento de um teste de usabilidade para o ecommerce de uma grande operadora de celular brasileira. O cliente não queria mais nada, só o teste. Entrei no site e notei que de vez em quando pulava um popup para participar de uma pesquisa de satisfação sobre a facilidade de uso do site. Calculei que o teste havia sido encomendado como "voto de Minerva" para resolver alguma disputa interna, sei lá, diretores que querem mudar o site X diretores que não querem... Ainda bem que o orçamento não foi aprovado, seria responsabilidade demais para alguém que está completamente alheio ao empreendimento.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 10.11.2005

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