Comparação: IE 6, Firefox e Opera 8

Até uns dois anos atrás, eu estava completamente satisfeito com meu Internet Explorer 6. É um navegador simples e usável, não tem complicação. Não sentia falta de nada até que um dia o Irapuan Martinez me empurrou pra testar o Opera 7. O argumento dele que me convenceu era que eu estava perdendo tempo.

Fiquei impressionado com a velocidade de carregamento das páginas, pelo menos 3 vezes mais rápido que o IE. Comecei a explorá-lo e descobrir funcionalidades que não tinha no IE e que agilizavam bastante o uso (mouse gestures, zoom, abas e muito mais). Virou meu navegador padrão e também de meu colega que trabalhava na escrivaninha ao lado. Porém, desisti de usá-lo porque travava muito.

Voltei pro IE e o que mais fazia falta eram as abas, que permitem organizar muito melhor a navegação quando se está vendo vários sites ao mesmo tempo. Nessa época, começou a surgir um burburinho em torno de um navegador open-source chamado Firebird (que depois mudaria para Firefox) que tinha o tal recurso. Tornou-se meu navegador padrão, mas ainda sentia falta dos recursos do Opera...

Quando saiu a versão 8 do Opera, baixei correndo. Bugs resolvidos! Além disso, a interface tava muito mais clean e agradável, melhorou muito a usabilidade. É meu navegador padrão até hoje, mesmo com as propagandas adsense no topo.

Há alguns meses atrás, gravei um screencast comparando os três navegadores do ponto de vista da usabilidade da interface, mas não coloquei no ar porque não queria estourar a largura de banda da minha hospedagem. O vídeo ficou com 30MB. Ontem descobri através do Michel Lent que o OurMedia hospeda qualquer mídia de graça e pra sempre. Duvidei, mas tentei e, após sofrer um pouco, consegui colocar o vídeo lá. Agradeço imensamente a iniciativa de democratização da mídia que essa comunidade está fazendo!

Quem quizer iniciar seu Podcast, VideoBlog e afins, pode hospedar lá, mas prepare-se para uma interface super difícil de usar.

Ainda existem questões que não mencionei no screencast, porque não são diretamente relacionadas à usabilidade da interface. Por exemplo, alguns sites quebram no Opera e no Firefox porque usam scripts muito antigos. Na minha navegação diária, mais ou menos 3% dos sites que vejo tenho que abrir no Internet Explorer excepcionalmente por causa disso. Por outro lado, o IE tem falhas de segurança e facilita que spywares e outros programas maliciosos entrem no seu computador.

Se fosse pra analisar todos os pontos, ficaria aqui a vida toda, mas acho que já dei minha contribuição para uma decisão mais consciente. Faça sua escolha!

Downloads

 

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 18.08.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/comparacao_ie_6_firefox_e_opera_8.html