Hoje recebi uma pergunta que exemplifica idéias que muitos leitores tem antes de escarafunchar este blog:
"Fui contratado para desenvolver um portal de um provedor, gostaria que você me indicasse algum portal que esteja de acordo com os critérios de usabilidade para ter como referência. Ou quem sabe você escrever um tópico analisando algum portal."
Espero que depois dessa resposta fique claro que, se fosse trivial projetar grandes websites, não seria necessário profissionais especializados no assunto, os arquitetos da informação.
Poderia te mostrar alguns exemplos de portais que considero bem organizados mas, sinceramente, isso não iria te ajudar muito. O web portal é resultado de tantas decisões, que fica difícil pressupô-las só por navegar por ele.
Mesmo que eu fizesse uma análise de um web portal, ainda assim ela não poderia dar conta de todo o balanceamento das necessidades do usuário e dos investidores do web portal. Poderia apontar algumas falhas na interface que poderiam ser ruins para o usuário, mas essas falhas poderiam também ser inevitáveis dentro das condições de projeto.
É comum, por exemplo, ter que sacrificar o conforto do usuário em troca de mais espaço para publicidade. Esse modelo já é padrão no mercado, fica difícil propor outras idéias.
É por isso que não acredito em critérios de usabilidade rígidos e fora de contexto como os propostos no livro Homepage:Usabilidade. Cada caso é um caso. É preciso conhecer os usuários do web portal e saber o que vai ser fácil de usar para eles e não para o público em geral.
O único meio de fazer isso é tendo contato direto com eles. Isso significa que o que você precisa não é de um exemplo de web portal, mas sim de uma metodologia de projeto baseada na pesquisa com usuários.
No meu TCC descrevo um projeto de Design Centrado no Usuário, do começo ao fim. Dá pra ter uma idéia do tamanho do abacaxi.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 10.10.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_projetar_um_web_portal.html