A proposta do livro é ensinar a tornar websites mais persuasivos, seduzindo o usuário a comprar um produto ou uma idéia. Hoje é em dia são poucas as lojas virtuais atrativas o suficiente para conduzir o usuário até a reta final de fazer o pagamento do produto. Para fazer isso, o website tem que se imbuir daquele jeito dos vendedores das lojas reais. Mostrar como o produto é bom, como ele está barato e ainda por cima dar um descontinho par quem chora.
(cerca de R$91)
Porém, ao invés do livro focar numa teoria da persuasão aplicada à Web (como faz no primeiro capítulo), ele descamba para uma lista de recomendações de usabilidade do tipo:
Apesar das recomendações não serem ruins, acaba tornando o livro mais parecido com uma cartilha do que com uma discussão que leve à mensagem principal do livro. Ao invés do autor dizer que você deveria ter um sistema de carrinho de compras como o da Amazon, ele deveria especular como a Amazon desenvolveu o deles, para que após ler o livro o leitor possa caminhar pelos próprios pés.
As recomendações são divididas por quatro tipos de público que podem atingir. Um ecommerce pode ter os seguintes tipos de usuários:
O ecommerce deve dar suporte a todos os tipos acima, porém deve ter um foco. O Ebay.com há alguns anos atrás, por exemplo, dava mais ênfase aos clientes da casa, mas agora já está mudando. Estão tornando a interface mais fácil e enchendo de ajuda para principiantes o site. Isso pode incomodar um pouco quem já conhece as regras do jogo, por isso não é possível agradar a todos os tipos de público numa tacada só.
No final do livro, o autor tenta sustentar um Processo de Desenvolvimento de Websites Persuasivos que nada mais é do que uma cópia barata da metodologia de Desenvolvimento Centrado no Usuário. Melhor seria que ele tivesse remetido a outros livros que empregaram mais espaço e teoria em cima desse assunto em particular.
O foco do livro (persuasão) parece ser uma desculpa do autor para lançar o seu livro sobre usabilidade. Parece estar na moda lançar livros sobre usabilidade para se sustentar como consultor. O livro de Chak não é ruim, mas não é a tão esperada alternativa dos livros de Jakob Nielsen. Se você quer aprender a vender mais pelo design das páginas, melhor procurar nos livros que tratam do assunto em outras mídias e transportar para a Web por conta própria, já que Chak não faz isso com sucesso.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 13.01.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_criar_sites_persuasivos.html