Ontem estava lendo um artigo brilhante que analisa como as bibliotecas, depois o diretório do Yahoo e finalmente o Google foram se superando na eficácia de recuperação da informação e não pude deixar de comentar.
Nas bibliotecas, os livros são classificados de acordo com normas rígidas e obsoletas, mais preocupadas com as implicações físicas do armazenamento do que com os anseios do usuário. No diretório do Yahoo, não havia esse problema, mas ainda assim os classificadores impuseram uma estrutura hierárquica pretensamente "correta". Já o Google dá o exemplo de que o lance não é impor uma classificação, mas sim dar o que o usuário quer segundo seus próprios critérios.
Recentemente, ferramentas como Flickr e Delicious popularizaram um novo modelo de classificação chamado de folcsonomia (do original folksonomy). Agora são os usuários que especificam toda a classificação e não precisam obedecer a nenhuma regra. Simplesmente classificar da forma como achar melhor.
Clay Shirky chega a conclusão de que essa é a forma que está mais de acordo com os princípios básicos da Web (compartilhar, referenciar, etc). Concordo com ele, porém, assim como Chris McEvoy (que prefere chamar o treco de Usersaurus), tenho visto o fenômeno com certa descrença. Minhas próprias tags são úteis a mim mesmo, mas dificilmente serão para outras pessoas, veja algumas que tirei do meu bookmark:
O prefixo "ex_" das duas primeiras indica que são exemplos de bons sites (especialmente no quesito design de interface), mas como você iria adivinhar se eu não dissesse? Poderia ter colocado "exemplo_turismo", mas isso daria muito trabalho ter que ficar digitando a cada vez. O sistema de tags está fazendo sucesso porque é prático para quem insere e não porque é fácil para quem vai recuperar algo dele. Nesse post em áudio explico melhor (ou não):
Classificação ao alcance de todos [MP3] 9 minutos
Na realidade, ainda é cedo para concluir algo sobre folcsonomia. Essas são minhas impressões iniciais, que provavelmente serão alteradas conforme a evolução do conceito. Prefiro ser cuidadoso do que sair por aí tageando a tudo e a todos.
[ nota ] Logo após escrever esse post, resolvi testar aqui uma aplicação similar à folcsonomia. Ao final dos posts, vocês leitores podem adicionar palavras-chaves, além das que eu já insiro quando publico. A vantagem é que no futuro, poderão encontrar o post mais facilmente. Vejamos no que dá.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 17.05.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/classificacao_ao_alcance_de_todos.html