Bom projeto tem que ter bom briefing

E se o cliente não puder ou não quiser te passar um, simplesmente invente um! Briefing é onde estão as primeiras especificações do que quer o cliente nesse trabalho e o que você pode oferecer para ele. É a matéria-prima que o designer precisa para sair do zero e começar a esboçar uma solução, seja na mente, no papel ou no monitor. Com um briefing detalhado, não há possibilidades de bater aquele branco e a desorientação de não saber por onde começar. Claro, o começo É o briefing!

Nem sempre podemos fazer a reunião de briefing direto com o cliente. Ficamos à mercê do contato comercial e, como não será ele quem vai ter que quebrar a cabeça para inventar algo, em geral, eles não se dão o trabalho de sentar com o cliente e fazer um bom briefing (existem exceções, mas eu ainda tô pra conhecer um pessoalmente). Caso, haja a possibilidade do designer conversar direto com o cliente, melhor. Tem até um livro inteiro só para dar as dicas no assunto.

Uma vez eu recebi um briefing sensacional. O diretor da agência me entregou um cartão da empresa e disse: "Ó, faz um site aí. Eles querem essa logo animada, bem grande na home". O resultado não poderia ser pior. Aprendi a lição. No próximo job, fiz questão de sentar com o cliente para especificar o briefing. Percebi que não era tão fácil quanto parecia e tivemos uma nova novela na agência, mas dessa vez benigna. Nos sentimos no controle e o projeto acabou dando certo, embora tenha havido um bocado de retrabalho e o prazo tenha estourado.

Eu consegui, mas sei que muitas agências não permitem esse contato, ou por questões de tempo ou por questões de filosofia empresarial. De qualquer forma, ainda existe a possibilidade de inventar um briefing. Não quero dizer que você deve ler mentes, mas pode se basear no que já ouviu falar sobre o projeto, nas instruções verbais iniciais, em pesquisas gerais de marketing e sua experiência pessoal.

Ao invés de ficar esperando marcar uma audiência com a direção da Universidade em que estudo, resolvi criar o briefing direto com o meu professor orientador da disciplina. Veja como ficou o exemplo de briefing fictício e pegue a manha.

[ Atualização ] A pedidos, disponibilizo um briefing real de um pequeno projeto que fiz: Briefing Mercado da China [DOC] e o Website final

Resumo

A UFPR precisa de um website melhor. Em primeiro lugar, ele precisa se tornar mais organizado e agradável aos olhos. Em segundo, mais útil. A proposta é repensar todos os nuances e amplitudes do website, sem ignorar a experiência do website que está no ar há anos. O objetivo é propor mudanças no website que o tornariam o mais fácil de usar de todas as demais Universidades Federais do Brasil.

Audiência e suas supostas principais expectativas ao usar o website

Principais problemas identificados

O website está organizado de forma a refletir a estrutura administrativa interna da instituição e isso causa problemas aos usuários que não a conhecem por completo (quase todos). É praticamente impossível uma pessoa que não tenha noção da estrutura administrativa encontrar uma informação específica. Além disso, há uma irregularidade tremenda de um ponto do website ao outro, tanto no aspecto gráfico, como textual. Isso é funesto ao usuário porque a navegação é inconsistente, o que leva à confusão e a desorientação. A Universidade desperdiça assim, a chance de imprimir uma imagem coesa e bem definida.

Características desejadas na solução

O produto entregue deve refletir as seguintes características da UFPR:

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 15.05.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/bom_projeto_tem_que_ter_bom_briefing.html