12:35 / 04.07.2005
O site da banda CPM22 é um exemplo de como se pode usar metáforas para cria uma experiência mais rica e ao mesmo tempo explicar como se dá a navegação de uma forma mais familiar ao usuário.
Na entrada do site, o usuário escolhe se quer acessar a versão E-zine ou Jornal, uma boa metáfora das versões para banda larga e banda discada. São metáforas já muito batidas, mas os detalhes de como foi implementada é que me chamaram a atenção.
O segredo para toda metáfora de interação é não ser levada ao pé-da-letra. Aproveitar as conveniências e rejeitar as incoveniências. A metáfora do E-zine deixa de lado as incoveniências do efeito de virar página e aproveita para mostrar conteúdo com diagramação artística, de nível de revista impressa. A metáfora é estendida e ao conectar um fone de ouvido com um orifício nas páginas, o usuário ouve o som da música a que a página se refere.
No site de uma banda de música, não é preciso seguir estritamente os padrões de interação. Aliás, é até melhor que se experimente formas diferentes de interagir com o usuário, para criar experiências mais lúdicas.
Infelizmente, a versão para banda discada não teve tal cuidado. A metáfora de jornal ainda é usada pelos grandes portais, mas de forma adaptada ao meio. A versão do site implementa ela ao pé-da-letra e até os textos são quebrados em colunas. Me deu uma sensação muito ruim ler textos pulando de coluna em coluna na Web. Não combina de jeito nenhum com o tipo de leitura rápida que fazemos no monitor.
Pior do que isso só quando clico para ler mais. Um popup se abre com o texto todo pra ler. A metáfora caiu por terra. Popup não tem nada a ver com jornal. Era melhor ter um site padrão por aqui, tipo portal, do que fazer desse jeito.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 12:35 / 04.07.2005
Gostei bastante da versão para Banda Larga do site do CPM22! É muito interessante como parece que o site "entende" o que você quer fazer, seguindo simplesmente a reação normal do usuário à certas situações! É um site que não força você a fazer o que não quer, pelo contrario, parece que ele é algo que você já conhece há tempos!
Por exemplo, tem uma página que aparece uma baratona incomodando na página. Qual seria a reação normal de uma pessoa? É claro, dar uma cacetada nela! E seguindo esse pensamento você clica nela e PIMBA, vem um chinelo e acerta a barata!
Podemos notar a mesma coisa para outras partes da E-Zine. Divertido e instigador. Parabéns a quem fez!
Pelas descrições do Fred, não deu nem vontade de entrar na forma de jornal... sem comentários, fiquei na parte mais divertida.
Julio Coelho (julioluchesi@gmail.com) comentou dia 07/07 às 13:33
Sou estudante de Sistema de Informacao tenho que pesquisar sobre usabilidade e interface o prof. deu esse saite p/ pesquisar + estou meia perdida se tiver algum conceito sobre essa materia gostaria.
elisa (elisabon@ac.unisul.br) comentou dia 12/07 às 09:17
Olá Elisa! Você pode dar uma olhada nos posts da sessão Usabilidade deste blog:
http://www.usabilidoido.com.br/cat_usabilidade.html
Fred (fred@flashmasters.com.br) comentou dia 12/07 às 23:30