Filmes e séries de animação japonesa são uma excelente fonte de inspiração para design de interação. O interesse pela ficção científica no Japão é grande e, portanto, a produção cultural desse gênero é grande em várias mídias. A animação é especialmente interessante para detalhar o funcionamento de tecnologias imaginárias sem a necessidade de computação gráfica avançada. Embora os animes mais recentes incorporem a computação gráfica, existem ficções científicas extremamente detalhadas feitas apenas com desenho a mão livre.
Uma característica distintiva da ficção científica japonesa é a atenção dedicada ao cotidiano. Assim como o cinema japonês, animes incluem cenas tranquilas com a intenção apenas de construir um cenário detalhado. Ao invés de buscar a sensação de estranhamento ou de admiração, o anime japonês busca a sensação de familiaridade com o cotidiano da audiência. Isso torna a ficção científica mais próxima da ficção projetual e, portanto, mais relevante para o design de interação.
Seguindo os mesmos critérios que utilizei para compilar a minha seleção de longa metragens relacionados ao design de interação, compilo, então, uma lista com 22 animes japoneses recomendados.
Ghost in the Shell (1995) - Conta as aventuras de uma equipe policial especializada em cibercrimes. É provavelmente a série de animação em ficção cienítica mais bem succedida, com 4 longa metragens e 3 séries. O anime especula de maneira muito realista as implicações políticas, econômicas e de segurança pública da existência de ciborgues na sociedade. Trabalha com temas como psicologia ciborgue, cérebros conectados em rede, hackerismo biológico, interação em espaços virtuais, migrações devido à guerras, bastidores da política, identidade versus coletividade e outros. Os roteiros e diálogos são tão complexos que às vezes é necessário assistir duas vezes para compreender o que aconteceu, mas vale à pena. A influência desta série sobre outros filmes, anime e tecnologias atuais já é reconhecida.
Coil: A Circle of Children (2007) - Num futuro próximo, crianças recebem desde cedo animais de estimação virtuais que aparecem em óculos de realidade aumentada. Esses animais podem interagir com todas as crianças que tiverem o mesmo óculos, pois fazem parte de um ciberespaço que se sobrepõe ao mundo físico. A série conta a história de um grupo de crianças que investigam o segredo de sombras virtuais que entram dentro de outros animais, como uma espécie de vírus. A interação com o mundo virtual é o ponto alto do anime, pois adquire uma dimensão mágica, cheia de rituais e golpes de sorte.
Ergo Proxy - Uma detetive investiga uma epidemia virótica que faz as máquinas pensarem por conta própria. Cada cidadão possui um robô assistente pessoal que o acompanha seu mestre para onde vai. Na medida em que progride na investigação, a detetiva descobre que o governo está fazendo experimentos genéticos com sua população. Apesar de não trazer grandes novidades em termos de interação, o anime trabalha com temas contemporâneos, como a centralização do poder, a baixa mobilidade social, migrações devido à guerras, inteligência artificial, engenharia genética, identidade social e feminismo.
Neon Genesis Evangelion (1995) - Máquinas biológicas controladas por sincronização de atividade cerebral são a esperança da humanidade para sobreviver a um ataque alienígena. Este anime é referência pela experimentação visual, cheia de cores, paisagens gigantescas e silhuetas. As interfaces dos computadores e máquinas biológicas ainda contém novidade para os dias atuais.
Serial Experiments Lain (1998) - Uma menina tímida ganha um computador turbinado para a acessar uma espécie de Internet e se torna uma personalidade famosa dentro da rede. O anime chama a atenção o tempo todo para a base material da rede, os cabos que permitem a conexão. Os cenários são extremamente prosaicos neste anime, beirando o surrealismo. O mundo é visto à partir da visão subjetiva da protagonista, que sofre com a confusão entre o que acontece no mundo virtual e físico. Lançado no começo da Internet, o anime conta com diversos gráficos no estilo característico da rede daquela época. As implicações sociais do uso da rede ainda são muito atuais: crise de identidade, isolamento social e neutralidade.
Kaiba (2008) - Um rapaz sem memória descobre, pouco a pouco, um mundo em que as pessoas trocam de corpo assim como trocam de roupas. Apesar do visual infantil, o anime trata de temas bem complexos como a desigualdade social, disputa pelo poder, relacionamentos abusivos e ecologia. Basicamente, o anime especula os mais diversos impactos da existência de corpos descartáveis.
Fractale (2011) - Um jovem adolescente vive sozinho numa casa com os avatares de seus pais e uma série de robôs que fazem todo o trabalho de casa. Os avatares não são os pais biológicos do rapaz, mas sim pessoas que escolheram desempenhar tal papel à distância. Nesta sociedade, as pessoas não vivem umas com as outras, pois são extremamente auto-centradas. A vida do rapaz é questionada quando uma garota mostra o que está por trás da "realidade diminuída" em que ele vive. Ele conhece então o sistema social Fractale. O anime é interessante para discutir o impacto nas relações sociais da automação intensiva e do salário base, duas medidas que são hoje consideradas como uma saída para a crise do capitalismo.
C: The Money of Soul and Possibility Control (2011) - Um estudante de economia recebe a proposta de participar de um sistema de apostas num mundo virtual. Com o tempo, o estudante descobre que as apostas no mundo virtual tem impacto no mundo real. Em particular, o dinheiro criado no mundo virtual tem uma ligação direta com o futuro da sociedade. Este anime é uma investigação sobre os dilemas, sentimentos e consequências enfrentados pelos investidores do mercado financeiro.
Steins;Gate (2011) - Na tentativa de inventar o próximo gadget de sucesso, uma startup acaba criando sem querer uma máquina que permite enviar mensagens de texto via celular para pessoas no passado. Quando as pessoas recebem as mensagens, o destino delas é completamente alterado. O anime concentra-se na dificuldade de prever as consequências de pequenas mudanças no cotidiano das pessoas.
Knights of Sidonia (2014) - O planeta Terra foi destruído por uma raça alienígena que não se comunica com humanos. Os últimos sobreviventes humanos são enviados ao espaço numa gigantesca nave espacial para achar um outro planeta. Ao invés de buscar outro planeta, os dirigentes da nave acabam preferindo ir dar o troco nos alienígenas. O anime é focado nas batalhas de robôs gigantes, porém, mostra detalhes interessantes do dia-a-dia da tripulação. Por exemplo, dentre os tripulantes, há humanos que podem mudar de sexo e fazer fotossíntese com sua pele. As interfaces de controle das naves são muito bem desenhadas.
Casshern Sins (2008) - Um ciborgue que perdeu a memória tenta descobrir porque é indestrutível enquanto outros robôs perecem de uma doença chamada ruína. Na sua busca por respostas, cruza com seres humanos e robôs dos mais diferentes tipos e interesses. Cada um traz um questionamento filosófico sobre o propósito e significado da vida. O foco deste anime é explorar o papel da morte na percepção e organização da vida.
Gatchaman Crowds (2013) - Um grupo de super heróis adolescentes luta contra alienígenas invisíveis. A criadora de uma rede social extremamente popular ajuda os super heróis a combater os alienígenas com o poder psíquico de seus usuários. A multidão de usuários organizada se mostra mais poderosa que os super heróis, porém, acaba se tornando ela mesma uma ameaça quando o ódio se espalha pela rede.
Eden of the East (2009) - Um rapaz sem memória descobre que faz parte de um grupo seleto de agentes chamado ?Seleção? que possuem um smartphone que permite encomendar qualquer coisa. Ao perambular pela cidade de Tóquio, descobre que teve envolvimento em ataques terroristas recentes. A história extrapola as consequências de ter smartphones super potentes e aplicativos inteligentes. Um aplicativo em particular, o Scan It, é capaz de identificar objetos em fotografias utilizando machine learning.
Time of Eve (2010) - Humanos possuem androides em casa que seguem suas ordens. Porém um garoto descobre que sua andróide escapole de vez em quando e vai até um bar onde é proibido discriminar andróides e humanos. Lá, ele é confrontado com a crueldade como os andróides são tratados nessa sociedade. O filme levanta um questionamento ético e afetivo sobre a relação entre homens e inteligências artificiais.
Neo Tokyo (1992) - O futuro de Tóquio é frenético, puxando os limites do corpo e da imaginação. Excelente antologia de animes. Destaque para a construção totalmente automatizada.
Pale Cocoon (2006) - Uma catástrofe mundial fez com que a raça humana tivesse que morar embaixo da Terra. Poucas pessoas sobreviveram e a memória dos tempos pré-apocalípticos está disponível apenas em arquivos digitais fragmentados e corrompidos. Um especialista em recuperação destes dados encontra uma gravação que muda totalmente a história oficial do desastre. A história focaliza no conflito ético, amoroso e político enfrentado por este especialista.
Akira (1988) - Um jovem desenvolve poderes psíquicos após um acidente de moto e passa a ser caçado pelo governo. A cidade de Neo-Tóquio tornou-se nesta época um antro de corrupção e desigualdade social. O visual e cenário cyberpunk deste anime influenciou toda uma geração de produções posteriores.
Steamboy (2005) - Um jovem inventor recebe de seu avô uma bola de metal que gera quantidades incríveis de energia à partir do vapor. Uma coorporação corrupta se interessa pela fonte de energia e o jovem é obrigado a fugir. O visual steampunk do anime é extremamente detalhado. Algumas reflexões interessantes sobre o papel da tecnologia na política e sociedade.
Nausicaa of the Valley (1984) - A Terra está dominada por insetos gigantes e venenosos, frutos da poluição humana. Uma princesa descobre que tratar os insetos com amor e carinho é o único caminho para a sobevivência da humanidade. Uma história bem diferente do tradicional animê violento. Uma mensagem de paz crística com roupagem de ficção científica.
The Empire of Corpses (2015) - Um cientista descobre uma maneira para reanimar cadáveres humanos através de um implante de necroware. Os cadáveres podem realizar atividades humanas, mas não conseguem falar, pensar ou sentir por si só. Em pouco tempo, a invenção se espalha e desperta uma onda de reanimação de cadáveres para trabalharem como escravos. O protagonista desconfia que os cadáveres, embora não consigam expressar, possuem sentimentos tanto quanto os humanos vivos. O visual steampunk e a crítica à desumanização são os grandes destaques deste anime.
Paprika (2006) - Uma cientista utiliza um aparelho experimental para penetrar conscientemente nos sonhos de pacientes psiquiátricos e ajudá-los a superar suas neuroses. O aparelho é roubado e uma ameaça psicólogica surge: que as pessoas comecem a entrar umas nos sonhos das outras.
Blame! (2017) - Há muitos séculos, humanos construíram máquinas gigantescas capazes de construir cidades e definiram que apenas aqueles com um gene artificial poderiam controlá-las. Uma epidemia de um vírus desconhecido eliminou o gene de todos os seres humanos e as máquinas se tornaram autônomas. A partir daí, as máquinas passaram a caçar e eliminar todos os humanos e construir incessantemente uma cidade cada vez mais completa e profunda. A história focaliza num ciborgue que tenta encontrar um possível sobrevivente com o gene especial para reconectar a raça humana com as máquinas e com a cidade.
Acha que faltou algum nessa lista? Quer me dar uma dica de outro filme? Poste nos comentários.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 14.09.2017
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/animes_relacionados_a_design_de_interacao.html