Prosseguindo no projeto, agora analiso o portal da Universidade de São Paulo. Tenho ele como o melhor "concorrente", por isso foi difícil encontrar falhas de usabilidade. O design do website atual concluído em 2000 contou com a participação de uma equipe de quase 20 pessoas. Fizeram até um relatório contando como foi a experiência. Se meu trabalho for a metade do que o da USP representa, me sentirei realizado.
Ao olhar de novo para a análise do portal da UFSC, me dei conta de que o formato está ruim. Intruções textuais para encontrar os defeitos é muito mais lento do que indicá-los num screenshot. Pois foi o que fiz dessa vez, bem parecido com o livro do Jakob Nielsen.
Para relacionar com as heurísticas, coloquei os erros numa tabela e classifiquei-os de acordo com a sua gravidade. Ao invés de criar mais ruído com números ou texto, resolvi usar um código de cores no fundo das células para esse fim. Assim, será possível comparar rapidamente os websites analisados para ver quem está melhor e quem está pior. Essa idéia foi influência direta dos livros do Edward Tufte que estou lendo: Information Envisioning e The Visual Display of Quantitativ Information. Clássicos para quem se interessa por infográficos e visualização da informação.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 07.08.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/analise_heuristica_uspbr.html