A próxima etapa do meu projeto de graduação é fazer uma análise comparativa
entre o site da minha universidade e o de outras do mesmo porte. Decidi fazer
uma análise heurística para cada um e depois fazer um breve relatório comparando
os erros e acertos entre eles.
O primeiro que analisei é o da Federal de Santa Catarina. Adotei as heurísticas para portais
elaboradas por Claudia Dias. A metodologia consiste em
encontrar falhas de usabilidade e relacioná-las a uma das heurísticas,
que acabam funcionando como máximas. Elas podem ser alteradas caso o
erro não se enquadre em nenhuma delas, ou mesmo adicionadas novas heurísticas. Nessa primeira
análise não senti essa necessidade. Abaixo listo os erros e dentro de quais heuríticas
eles se enquadram. Parece chato, mas é valioso para quem for fazer o re-design do site.
Quem quiser ler mais sobre o método, escrevi um post supimpa sobre. Recentemente, lancei o hotsite de promoção deste serviço que ofereço para meus clientes.
1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução
do usuário
A primeira página desperdiça a oportunidade de mostrar uma
visão ampla da Universidade e seus caminhos
A primeira página não se parece com uma página de Universidade,
mas sim de um portal de notícias
A navegação é extremamente aberta, não havendo
progressão em profundidade e cada ponto de destino é isolado
dos demais
2 - Leitura e compreensão do conteúdo: legibilidade, estética
e densidade
O passar do mouse sobre as notícias faz com que elas se tornem sublinhadas,
o que causa ruído e prejudica a legibilidade
O corpo do texto das chamadas para as notícias é pequeno demais
para uma leitura confortável
Banners completamente ilegíveis no canto direito
Graças aos submenus as duas barras de navegação somam
juntas mais de 75 links, uma quantia impossível de ser administrada
por qualquer usuário
As opções dos menus estão muitas vezes mal-rotuladas,
como no caso da barra da esquerda que mostra um submenu genérico chamado
"Informações" que abriga quase 20 links que pouco
se relacionam entre si
Falta hierarquia visual entre as notícias mais importantes e as menos
importantes
3 - Controle do usuário sobre o processamento de suas ações
no portal
Cada botão de navegação provoca a abertura de um submenu
(drop-down), mas só é possível ver um menu de cada vez,
impedindo o usuário de ter uma visão ampla das possibilidades
antes de clicar
4 - Flexibilização de uso às preferências do usuário
Não existe agrupamentos das informações de acordo com
os perfis mais comuns de usuários do site, tais como estudantes, professores,
aspirantes, etc
A primeira página dá destaque demais às notícias
que só interessam a determinados segmentos do público
5 - Prevenção de erros
O caminho para conhecer os cursos que a UFSC oferece (sua principal função)
está mal-rotulado como "Ensino" e é o penúltimo
link da barra de navegação menos destacada
O menu de "Atalhos" no canto superior direito é tão
pequeno e tem tantas opções que sua operação requer
muita destreza com o mouse, do contrário o usuário erra
Quando é feita uma busca por palavras nativa do navegador (control
+ F), se a palavra estiver contida em alguns dos submenus ela é encontrada,
mas nada acontece
A data no início das notícias sugere que elas estão
organizadas por ordem cronológica, mas isso não procede
6 - Consistência na forma, cor, linguagem e na navegação
Situações similares devem ter formatação similar
Quando se clica em alguns botões de navegação (os que
abrem sub-menus) ocorre atualização da mesma página ao
invés de levar o usuário a outra página, ao contrário
do que fazem os botões que não abrem sub-menus
Nenhuma das páginas internas mantém as bordas e o menu de
navegação da primeira página, o que obriga o usuário
a reaprender outro sistema de navegação a cada vez que dá
um clique
Não há nenhuma espécie de padronização
visual entre os subsites da UFSC
São usados pelo menos 5 fontes tipográficas diferentes no
layout principal, o que causa grande despadronização visual
7 - Compatibilidade com o contexto
Uso frequente de siglas não familiaries
Abreviações não-óbvias nos submenus de navegação
Busca escondida abaixo da rolagem e rotulada erroneamente como "Links"
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 05.08.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/analise_heuristica_do_ufscbr.html