Atualização: vídeo completo disponível para download gratuitamente.
Fiz uma análise de usabilidade comparativa entre duas grandes redes de fast-food que aceitam encomendas pela Internet (McDonalds e Habibs) e cheguei a conclusão estarrecedora de que o ato de selecionar o pedido no website pode demorar mais do que a própria entrega do pedido em sua casa só por que a interface foi mal projetada.
Gravei um vídeo de 50 minutos, mostrando passo-a-passo como é o processo desde a entrada no website até a chegada da encomenda em casa, comentando problemas de usabilidade que os usuários podem encontrar, suas causas e possíveis soluções. O vídeo comenta bons e maus exemplos de:
Para ter uma idéia melhor de como se desenrola o vídeo, abaixo segue uma demonstração de alguns trechos, em qualidade de vídeo extremamente reduzida:
O vídeo está sendo distribuído em CD-Rom (340 MB - DivX- 800x600px) por R$20. O frete é grátis para todo o Brasil (carta registrada). Pagamento por depósito bancário ou transferência eletrônica. O vídeo está disponível para download logo abaixo. A análise foi feita em dezembro de 2005
Análise de usabilidade de fast-foods online [MOV] Quicktime 7 - codec H.264 - 56 minutos - 156mb
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 13.03.2007
Veja os comentários neste endereço:
http://www.usabilidoido.com.br/analise_de_usabilidade_de_fastfoods_online.html