Artigo submetido ao II Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Este artigo é um resumo do original em inglês.
A Ética é pouco discutida dentro do Design de Interação em função da reduzida perspectiva crítica que os discursos deterministas e não-deterministas proporcionam à análise da relação entre a tecnologia e a sociedade. Nos discursos de design centrado no usuário, é comum a defesa do empoderamento do usuário, mas por uma perspectiva crítica é possível contra-argumentar que, se as pessoas são tratadas como meros usuários, elas estão sendo privadas do verdadeiro poder: o poder de readaptar e co-criar os artefatos de que se apropriam. Esta é uma questão ética importante porque, dadas as possibilidades do que fazer, considera-se o que se deve fazer.
Agenciamento Mediado e Implicações Éticas para o Design de Interação [PDF] 188kb ~ 7 páginas
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 20.07.2007
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/agenciamento_mediado_e_implicacoes_eticas_para_o_design_de_interacao.html