Afinal, o que é semiótica?

Depois de algumas aulas de Semiótica da Informação, no curso de Gestão da Informação da UFPR, comecei a entender melhor esse negócio de semiótica. Até então pensava que não passava de uma disciplina filosófica, sem aplicação prática. A semiótica oferece ferramentas que podem ser muito úteis na análise de interfaces. Explico melhor:

O que é semiótica? [MP3] 7'

[ Atualização ] A leitora Caroline Esser fez a gentileza de transcrever o áudio acima. Afinal, o que é Semiótica? [PDF]

Livros indicados

Concepção triádica da semiótica: representamen, coisa e significado

Acho que agora vocês entendem porque venho falando desse assunto nos últimos posts. A semiótica está me abrindo a mente para encarar a interface da forma como sempre idealizei: um meio de comunicação. Quase todos os livros e artigos que leio sobre usabilidade e design de interface dão mais ênfase no comportamento e na apresentação dos elementos da interface do que com seu significado. Jakob Nielsen, por exemplo, nunca falou sobre isso no site dele. Se falasse, seria bem assim.

Por enquanto, minha referência principal tem sido o campo acadêmico. Nosso mercado ainda não fala disso porque ainda está naquele estágio primário em que eu estava. Futuramente, a semiótica será respeitada como é nos mercados do cinema, da publicidade e do design gráfico.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 04.05.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_semiotica.html