A invasão dos Clones de Nielsen

Na palestra sobre Design Afetivo tive que fazer uma crítica direta ao discurso da Usabilidade, que relega a afetividade na interação a um segundo plano. Para explicar de uma forma mais afetiva, direcionei a crítica a Jakob Nielsen, mas ela é válida para grande parte dos praticantes da área. Embora o próprio Nielsen reconheça que estética seja importante, em seu argumento não há um balanço coerente entre utilidade e significado.

Para Nielsen, Design é a origem dos problemas de usabilidade que engenheiros como ele tem que identificar e corrigir. Os problemas que Nielsen costuma identificar são justamente as características de um projeto que os tornam únicos, expressivos e afetivos. Para uma crítica mais completa, veja o texto"Os usos de Nielsen" traduzido por Carlos André Gonçalves. Também é bacana a crítica dos flasheiros sobre. Abaixo segue o trecho em vídeo da palestra.

Minha recomendação é que Nielsen deve ser conhecido, mas a mesma crítica que ele faz ao trabalho dos outros deve ser feita ao trabalho dele. É importante conhecer outras visões para o Design de Interação, especialmente fora do discurso de Usabilidade e IHC tradicionais.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 25.05.2009

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/a_invasao_dos_clones_de_nielsen.html