1 milhão no site da Consul

É o que a Info diz que foram gastos na nova versão, entre backend (C.E.S.A.R) e frontend (Agência Click). Não sei onde foi gasto a maior parte, mas a parte da interface não ficou assim uma Brastemp, como disse Diego Eis na ArqHP. Pelo menos ficou melhor do que na época em que escrevi o post dizendo que o site antigo da Consul era tão ruim que tinha me desmotivado a comprar as lavadoras que eles vendem.

Pra começar, o site abre um gigantesco intersticial em Flash falando uma bobeira sobre a história da Consul que eu já nem lembro mais e não posso abrir de novo pra conferir. Porque a história da Consul é tão importante assim para o consumidor??? Consumidor que quer tradição, compra Brastemp pô! Consul é sinônimo de economia, a linha de lavadoras, por exemplo, é a mais barata das conhecidas.

Depois que você, de susto, fecha o banner, no mesmo lugar fica uma foto com uma compactação absurda. Não dá pra dizer com certeza se a mulher que está apoiada com o braço na logomarca da Consul está sorrindo ou se está chateada. Talvez esteja pensando: "odeio ser pobre e não poder comprar uma Brastemp"... Procurar ambiguidades nas peças publicitárias é coisa que todo estudante de publicidade já é craque no primeiro ano.

Ao lado dela tem uma mensagem jogada dizendo: "Quero ser avisado quando esta década for atualizada". Ah, legal, será que eles vão me enviar a fita da Retrospectiva 2000 - 2010 da Globo também? Entrando numa página interna é que eu fui entender que eles fazem um cruzamento entra os principais acontecimentos históricos e as inovações em eletrodomésticos.

A ordem "Clique aqui" aparece 7 vezes só na página inicial e está grafada ora como link, ora como texto ordinário. Parece realmente ser uma marca registrada da agência, que aliás poderia mudar o nome para Agência Clique Aqui Seu Estúpido.

Lá embaixo tem uma foto em que aparece um dos fundadores da empresa, acompanhado de funcionários antigos e talz. Parece que não são só as agências pequenas que tem que puxar-saco de cliente que quer aparecer no site. Informações institucionais dessa ordem, deveriam estar em níveis secundários mais focados em B2B.

Entretanto, testei o atendimento ao consumidor por chat e fui muito bem atendido pela Meire, uma pessoa de verdade. Aliás, esse tipo de coisa parece ser uma ótima capitalização da Internet. Também dei uma olhada para o solucionador de problemas automático e achei razoável. Bem que poderia ser uma RIA ou pelo menos aproveitar uns infográficos animados, como fizeram neste site estadunidense.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 09.06.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/1_milhao_no_site_da_consul.html