Se na primeiridade das coisas, percebemos qualidades superficiais das coisas (como a cor, calor, aspereza), na secundidade, percebemos relações de causa e efeito entre as coisas. O ditame "onde há fumaça, há fogo" é o exemplo mais clássico de secundidade.
Fiquei olhando pras fotos que vocês escolheram na primeiridade e fiquei pensando como abordar a secundidade...que relações de causa e efeito poderiam ser associadas?
Quando não consigo achar a solução para um problema diretamente, costumo aumentar a quantidade de informação sobre o que já sei, para que descobrir padrões entre as informações ou detalhes particulares que ainda não havia percebido. Nesse caso, comecei a relacionar outros binômios ao binômio claro/escuro, um dos que deu melhor resultado no teste de primeiridade:
Opa! Percebe uma semelhança entre os dois últimos binômios? Não são mais qualidades que podem ser atribuídas a uma coisa, mas sim emoções que a coisa causa no observador. Tá aí uma relação de causa e efeito muito útil para o designer gráfico!
Como estou entrando ainda mais em terreno subjetivo decidi envolver usuários antes de elaborar o presente teste, porque a subjetividade é ainda mais particular de cada um do que a objetividade. Mostrei as fotos escolhidas no perfil de primeiridade para alguns amigos no MSN e perguntei que emoções eles sentiam. Algumas pessoas nem conseguiram sentir emoções, outras deram uma lista que incluia emoções contraditórias como, por exemplo, "relaxamento" e "receio" ao mesmo tempo.
Não vou listar todas as emoções que me disseram agora porque vai estragar o resultado do teste. No próximo post, eu passo a lista. O fato é que usei essa lista para buscar fotos que expressassem as emoções que poderiam ser provocadas pelo design do Usabilidoido. Emoções como "tédio", "pena" e "marasmo" foram rejeitadas por motivos óbvios.
Antes de responder o Perfil Semiótico de Secundidade do Usabilidoido, peço que feche todos os programas abertos, desligue a música de fundo e elimine toda distração possível. Se quiser abrir em fullscreen essa página pressione F11 no teclado. O fullscreen ajuda a transmitir mensagens emocionais.
Escolhi transformar em preto-e-branco todas as fotos em primeiro lugar para oferecer consistência entre a série de fotos, que quando coloridas apresentavam variações muito grandes. Em segundo lugar, queria evitar que as próprias cores afetassem o resultado. Como já comentei anteriormente, cada cor tem um determinado efeito emocional que é determinado pela cultura onde se manifesta. Uma determinada combinação de cores pode mudar completamente o efeito emocional de uma cena, compare:
Como nesse caso, o importante é a expressão corporal das pessoas e não a composição de cores da cena, melhor ficar no p&b mesmo. Acho que é por esse mesmo motivo que os fotógrafos profissionais às vezes preferem tirar fotos em p&b mesmo tendo máquinas capazes de captar cores com precisão.
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Bom dia Fred, mais um de seus estudos interessantes, e nos, visitantes do usabilidoido, entrando no barco, vamos ver o que vai ser desse resultado,
Um abraço cara. e Boa sorte
PS. eu fiz o teste
Não sei se isso vai atrapalhar a pesquisa, mas tive repulsa às imagens com baixa qualidade e gostei das com maior nitidez se isso foi previsto o teste deu super bem.
Agora... não entendi porque escolheu o claro/escuro, já que esse teve a maior discrepância no resultado. O mais lógic não seria abordar o resultado mais aproximado afim de definir melhor a opinão do visitante sobre o tema?
Puxa Leandro, será que vou precisar colocar um aviso na próxima pesquisa: "não repare a resolução das fotos, é que eu não tenho recursos para produzí-las?"...
Se alguém mais se sentiu incomodado pela baixa resolução de algumas fotos, pode ser que eu tenha subestimado o impacto que poderia ter no resultado. Por favor, comentem.
Pra mim o resultado do binômio claro/escuro ficou bem claro, hehehe. Por isso considerei como sendo um dos melhores resultados. Mas, nesse caso ele só serviu para eu pensar melhor sobre a questão. Ele não teve influência sobre a elaboração do segundo teste.
eu acho que a instrução foi bem clara: imagine o que os personagens estão sentindo e diga se é o que você quer sentir ao navegar no site. nada de resolução.
olá
Acompanhei os posts sobre essa pesquisa, e achei interessantissimo, ja trabalho com web ha algum tempo e sem duvida tudo isso mudou bastante a minha forma de ver o design.
Quanto as fotos, achei algumas bem parecidas com as outras em relacao ao sentimento da pessoa focalizada, passando serenidade, paz e contemplação, e ficou dificil dizer o "forte" ou "intensamente", acabei marcando a mesma opcao para boa parte delas.
Parabens e boa sorte na pesquisa e na construcao do novo design.
abraços
Em mim o impacto foi muito forte, só de olhar a primeira foto consegui sentir o vento e o ar puro, na foto do garoto na água não consegui sentir nada.
Acho que formulei mal meu comentário, queria que entendesse como uma dúvida: Isso poderia atrapalhar o resultado da pesquisa?
Não se preocupe Leandro, de forma alguma você atrapalharia a pesquisa. Essa pesquisa não tem resposta certa ou errada. Se você sentiu alguma coisa e respondeu como sentiu, então está certo. Você pode conferir o resultado da pesquisa aqui:
http://www.usabilidoido.com.br/resultado_do_perfil_semiotico_ii.html
gostaria de saber a relação da semiotica na publicidade.Como ela e susada nas peças publicitarias.
Só agora descobri esse site e de cara já gostei de muita coisa.Bem,com relação as fotos,eu senti algo forte.Eu senti um alivio,felicidade e ao meu tempo tristeza.Teve algumas fotos em que eu me colocava no lugar da pessoa fotografada,nessas tais fotos senti uma leveza,despreocupação.Já quando eu me coloquei no lugar apenas de observadora da foto,eu me senti incomodada e triste só de imaginar que não sou eu na foto,não sou eu em um lugar tranquilo,despreocupada,sem me importar com certas coisas...senti vontade de está no lugar em que essas fotos foram tiradas.Senti uma felicidade ao imaginar que algum dia eu poderei estar como as pessoas das fotos...hehehe
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