Técnicas como brainstorming, bodystorming, gamestorming e outras são frequentemente utilizadas para pensar fora da caixa durante uma oficina, porém, nem sempre os resultados são aproveitados. Isso costuma ocorrer quando se esquece de se pensar dentro da caixa depois de se pensar fora da caixa. Para expandir e não somente evitar a caixa, é preciso aprender a lidar com essa contradição entre pensar dentro e fora da caixa. Times e organizações que dominam a lógica desta contradição conseguem expandir e até mesmo transformar a caixa que restringe o pensamento dentro de uma sociedade.
Essa palestra aprofunda o conceito do pensamento projetual e desafia a ideia convencional de "pensar fora da caixa". Apesar de parecer criativo e inovador, o pensamento fora da caixa nem sempre é a solução ideal. Na maioria das vezes, o que se precisa mesmo é pensar dentro da caixa, utilizando ferramentas como o Value Proposition Canvas e a análise da atividade, para compreender a caixa e explorar seus limites.
Ao mergulhar na história do design de sobrancelhas, a palestra destaca a importância de enxergar caixas dentro de caixas, reconhecendo as restrições impostas por padrões culturais e sociais. Esse exemplo inspira uma abordagem mais consciente e crítica para alcançar inovação concreta e não somente abstrata. Concluindo, a palestra enfatiza que a decisão sobre o que fica dentro ou fora de cada caixa é política e não técnica. Pensar dentro ou fora da caixa é uma jornada complexa e valiosa, moldando realidades e transformando percepções.
Palestra realizada na 7ª SEMEC - Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica da UTFPR.
Pensando (dentro do) fora da caixa [MP3] 35 minutos
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato