Esta é uma apresentação que fiz junto com Rodrigo Gonzatto no simpósio de prática docente organizado pelo CREARE da PUCPR, evento que se destina a compartilhar experiências com metodologias ativas em sala de aula. Explicamos como utilizamos o design thinking para ajudar nossos alunos a definir os temas de TCC.
O TCC em Design Digital da PUCPR consiste no desenvolvimento de um projeto digital de tema livre pelos estudantes. Não há a necessidade de fazer uma investigação científica, porém, o projeto deve ser experimental e inovador. O objetivo do TCC é demonstrar ao mercado e à sociedade que o estudante é capaz de conduzir um projeto com autonomia, sem depender da figura de um professor orientador. Os projetos são realizados em grupos de 2 a 3 integrantes, conforme o modelo pedagógico de atelier de projetos. O último regulamento oficial do TCC foi elaborado em 2015 e a disciplina Pesquisa Aplicada ao TCC foi reestruturada para atingir esse objetivo.
Ao invés de prover orientação exclusivamente individual, o que diminuiria o tempo de atenção dedicada aos projetos nas turmas de 40 estudantes, decidimos por utilizar o pensamento projetual expansivo, mais conhecido como design thinking, para aproveitar dinâmicas de grupo na definição do tema. Tais dinâmicas são caracterizadas pelo uso de materiais de cocriação que ajudam na definição de coisas difíceis de explicar com palavras, como por exemplo, a motivação para a escolha do tema de TCC.
Em conversa na primeira aula, os estudantes revelaram ter grande dificuldade para decidir sobre opções que ainda não existem, já que os projetos são criados e não escolhidos. Para ajudar a construir as opções, incentivamos os estudantes a utilizar esboços, post-its, massa de modelar e peças de Lego para materializar ideias e construir em grupo. "Fazer algo antes de saber o que fazer" e "errar logo para acertar o quanto antes" foram algumas das frases que utilizamos para caracterizar o pensamento projetual expansivo em nossas explicações. Incentivamos que os estudantes produzissem algo a cada encontro semanal, mesmo que não estivessem certos sobre o tema.
Os temas foram mudados diversas vezes, bem como a formação das equipes. Nos surpreendeu a dificuldade dos estudantes em encontrar uma poética (poieses) própria, bem como lidar com as condições psicológicas, econômicas e sociais de estudo. O TCC é percebido não só como um ritual acadêmico, mas como uma grande etapa na vida, fazendo parte do processo de emancipação pessoal e profissional.
Design thinking aplicado à definição do tema de TCC [MP3] 22'04"
Relatório de prática pedagógica: orientando TCCs em Design Digital com ferramentas de design thinking [PDF] 11 páginas
Os temas de TCC definidos desta maneira foram avaliados pelos demais professores do curso bem como pelos próprios estudantes como sendo mais inovadores, diversificados e coerentes. Alguns estudantes conseguiram realizar grandes feitos com seus projetos como, por exemplo: a) defender com sucesso seu TCC apesar de vivenciar crises de depressão, b) atingir 40 mil visualizações no Tapastic e c) receber investimentos da PUCPR.
Os projetos de TCC desenvolvidos no Design Digital podem ser vistos no blog PUCPR.Design.
Pela nossa experiência, fica claro que o design thinking foi útil para a definição de temas em projetos de TCC que seguem o modelo pedagógico do ateliê de projetos. Através da colaboração organizada entre os estudantes, conseguimos com apenas 2 professores orientar turmas de 20 a 40 estudantes. Nas discussões do final da disciplina, os estudantes avaliaram positivamente a liberdade conferida a eles para a descoberta de sua poética própria.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato