Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Ótica Visão

O desafio foi conciliar elegância com legibilidade para quem usa óculos. Para isso, foram feitos testes e incorporações do usuário.

Website elegante e fácil de ler

Segunda opção de layout (rejeitada infelizmente):

Opção rejeita de layout para ótica visão

Ficha Técnica

  • Flash 5
  • Otimização para conexão discada
  • Fotografia 360 graus
  • Lançamento 01/2004
  • Projeto da DC2

Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/04/2005

Palavras-chave

Opções



Comentários

Discussão
Valner Cançado
15/12/05 às 23:00

Estou enviando esta c.e. (carta eletrônica) porque encontrei no seu sítio a palavra ótica com sentido da palavra óptica e essa diferenciação é parte integrante da formação dos profissionais da nossa área (óptica). Sem querer ofender, mas tentando esclarecer essa matéria técnica que é confundida pelo senso comum.


Desculpe-me por ser intrometido assim, mas penso ser uma causa válida.


Assim como a palavra "mixirica" que mesmo sendo simples é grafada de forma incorreta. Esta palavra se escreve assim: MEXERICA.

Muitas palavras não se escrevem da mesma forma que se pronuncia, como por exemplos:

- Fala-se "parabéis" e se escrevem parabéns;
- Fala-se "muinto" e se escreve muito;
- Fala-se "ótica" e se deve ser escrito óptica.


A palavra "ótica" se refere ao ouvido, por incrível que possa parecer. Infelizmente uma quantidade muito grande de livros utiliza esta palavra "ótica" como o mesmo sentido da palavra óptica que se refere à visão e não ao olho. Ao olho temos oftalmo. Infelizmente temos uma grande confusão.

ÓTICA E ÓPTICA são duas palavras homófonas (sons iguais e grafias diferentes). Possuem significados distintos. Muitos dicionários, por descuido, apresentam a palavra "ótica" como segundo significado da palavra óptica, infelizmente, novamente.

O objetivo é esclarecer este fato e para isso temos um texto seguinte para ilustrar ETIMOLOGIA DA PALAVRA ÓPTICA.

Em um bar "movimentado", duas pessoas se abraçam fortemente...

- Oi Maria, tudo bem!
- MARIA! Meu nome não é Maria!

- Desculpe-me, Maria, você sabe, eu sou estrangeiro e tenho dificuldade em pronunciar e escrever algumas palavras. Tem somente três anos que estou aqui no Brasil, você sabe, e isso tem causado alguns problemas de comunicação, mas estou aprendendo.

- Tudo Bem! É um enorme prazer revê-lo aqui no bar. Desta vez "passa"!
MAS, POR FAVOR, NÃO ME CHAME DE MARIA NOVAMENTE, NA FRENTE DE TODOS OS MEUS AMIGOS, E AINDA ME DANDO UM ABRAÇO, JÁ TE DISSE... MEU NOME É
MÁRIO.

Lendo-se a cômica história acima, logo se conclui que UMA LETRA é mais do que importante para nomear.

A etimologia das palavras estuda exatamente a origem das palavras.

A palavra ÓPTICA, do grego OPTIKÉ, pelo latim OPTICE, significa relativo e pertencente à visão. ÓPTICA é um substantivo feminino que designa a parte da Física que investiga os fenômenos de produção, transmissão e detecção de radiação eletromagnética, ou luz. OPIS, OPTER, OPOPE, OPTIKÉ e OPTIKOS determinaram etimologicamente as palavras latino-portuguesas atuais ÒPTICA e OPTOMETRIA. Pode-se, ainda, estudar outros prefixos e palavras relacionadas com a palavra ÓPTICA para se obter um resultado mais preciso deste assunto. Quando se refere à VISÃO, tem se o prefixo OP, como em OPTIKÉ, ÓPTICA, ÓPTICO, OPTER (observar) e OPOPE (a vista). Ainda podem-se observar as variantes desta etimologia: ORAMA (visão), ORAN (contemplar), ORASIS (ver), ORATIKOS (relativo à visão), ORATOS (visível), ORPNAIOS (obscuro), ORPNINOS e ORPNIOS (marrom escuro), OMMA e OSSE (olhos), OSSESTAI (olhar, ver) e OPHTALMOS (olho). OPIS (a visão) liga diretamente as palavras formadas pelo prefixo OP à VISÃO. Então, não se esqueça de que para se referir à visão corretamente deve-se utilizar OP.

Vejamos a palavra ÓTICA, do grego OTIKÓS, OTÓS, que significa relativo ou pertencente ao OUVIDO, ORELHA. Se você procurar esta palavra em um bom dicionário, verificará que ÓTICA ou ÓTICO estão relacionados aos ouvidos e não a visão. A palavra OTOLOGIA se refere à parte da Medicina que trata dos OUVIDOS e suas doenças. Se a letra P fosse retirada das palavras seguintes, seu sentido mudaria completamente. OPTOMETRIA passaria para OTOMETRIA, que significa medida do ouvido. As palavras OTOANTRITE, OTODINIA, OTITE, OTÓLITO, OTOLOGIA, OTOMICOSE, OTOPATIA, OTOPLASTIA, OTORRÉIA, OTOSCLEROSE, OTOSCÓPIO, OTOSPONGIOSE, OTOTOMIA, PARÓTICO (perto da orelha), PAROTIDITE (caxumba), OTORRINO e OTORRINOLARINGOLOGISTA (médico especializado no tratamento das doenças do ouvido (OTO), nariz [RIN (O)] e garganta [LARINGO (E)], estão todas relacionadas com o OUVIDO. Desta forma, não se coloque aqui o P, de ÓPTICA, senão todas elas se relacionarão com a visão. Da mesma forma não elimine o P, de ÓPTICA, para não relacionar esta palavra ao ouvido. Então, podemos afirmar que, etimologicamente: • ÓPTICA (O) se refere à VISÃO; • ÓTICA (O) se refere ao OUVIDO.

É importante, também, mencionar que a palavra OCULISTA não se refere à Oftalmologia. É importante dizer que OCULISTA é aquele que faz óculos e a OCULÍSTICA, a sua arte. Muitos dicionários colocam oculista como sendo o segundo sinônimo de oftalmologista, o que não é correto.

Desculpe-me por esta c.e.


Discussão
Flavio
16/12/05 às 08:52

Caramba! Uma exegese sobre óptica. Apesar de concordar, pois prefiro "Óptica" a "Ótica", o Dicionário Aurélio indica a segunda como uma variação da primeira, além do significativo principal com relação à audição. Podemos considerar o Aurélio um bom dicionário? Ou essa não é uma discussão que cabe neste espaço? Sei lá.

Então deveríamos dizer "O site da óptica visão sob a óptica da usabilidade"??

Abraços


Discussão
Jota
15/05/06 às 12:37

Infelizmente muitos dicionarios não possuem técnicos de todas as áreas para supervisionar e evitar a forma alternativa 9senso comum quando este não deve ser empregado). Nestes estão contidas as palavras e seus sentido usuais senso comum (forma alternativa) e seu sentido científico também. A forma de apresentar que deve ser mudada, pois não deixa claro quando a forma é alternativa ou quando é científica.

Uma outra forma alternativa que pode ser encontrada em muito dicionarios é a definição da palavra exceção. Alguns definem como: "desvio de uma regra" Infelizmente é uma formas alternativa (senso comum) e não a forma ciéntífica. A definição de regra é aquilo que não possui exeção. A definição científica de execção é "...desvio de uma noram". Norma pode ter execção, mas uma regra nunca.

Bom... penso que vale a pena comunicar e saber onde empregar. "devemos ser poliglotas dentro da nossa própria língua". Mas isso não justifica o uso indiscriminado do senso comum.

Mais uma: a etimologia da palavra Miopia é colocada em muitos dicionários como sendo "vista curta". bom...MYO do grego significa fechar. OPS do grego significa olho. O sentido pode ser: fechar os olhos. Ato ocurrido quando uma pessoa com o erro refrativo designado fecha os olhos e possibilita a visão. Obs: Não utilizo o nome miopia em textos científicos, pois não é um termo bom nestes casos. Um hipométrope ("miope), um hipermétrope, um astigmata ou mesmo um pr´´esbita ao fecharem os olhos deixando uma pequena abertura o cérebro identifica somente os raios principais onde o mapa mental, embora com menor quantidade de luz, possibilita uma melhora na identificação visual.


Discussão
Silver_Crow
15/05/06 às 22:25

agradeço muito...tal chuva de informação.


Discussão
vania
03/10/06 às 15:20

é d+ esse sait...
gostei muito,
mas acho qpara ficar perfeito deve melhor um pouquinho..
bjus
continhue sepre assim.
:)


Discussão
Juliana Nicaretta
18/10/06 às 21:48

Gostei do BLOG, mas acho que poderia ser melhor.
Falar mais sobre a ÓPTICA da VISÃO e sobre coisas mais interresantes.


Discussão
Sabrina
28/02/07 às 11:00

obrigaduuuuuuuuuu genti esse site me ajudou a achar o significado de uma palavra que eu fikei duas hrs procurando!!!!!!
muito obrigaduuuuuuuuuuu
bjs pra tds


Discussão
Cristiéle
23/08/07 às 09:59

oiiiiiiiii dorei o comceito de ótica e óptica veleuuuuuuuu achei o que queria!!!!!!!!!!


Discussão
Marcelo Justino
15/09/07 às 19:14

Quero saber onde encontrar, qual dicionário retiro essas informações valiosas sobre a etimologia das palavras?

A muito tempo venho me interessando como cebedal de conhecimento das palavras.

Sou extremamente grato.

Por favor me escrevam indicando esse dicionário.

Marcelo Justino.


Discussão
Marcelo Justino
15/09/07 às 19:18

Quero saber onde encontrar, qual dicionário retiro essas informações valiosas sobre a etimologia das palavras?

A muito tempo venho me interessando como cebedal de conhecimento das palavras.

Sou extremamente grato.

Por favor me escrevam indicando esse dicionário.

Marcelo Justino.

marjupe@bol.com.br


Discussão
Felipe
03/11/07 às 09:41

Quero akelas imagens que parece que estao se mexendo mais noa estao.
Aquelas imagens eu axo muito legal,eu eu gostaria e ver aki.


Obrigado =)




Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato