Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O que não sei de cor sobre cor

A primeira coisa que todo mundo diz é que cor está ligada à emoção. Sim, está, mas não é só aquela tabelinha vinda da cromoterapia que se pode falar das cores. Isabel Löfgren escreveu um artigo bem acessível sobre a importância das cores na usabilidade

A Usability fez um projeto em que os usuários não conseguiam navegar de um formulário para outro simplesmente porque os botões de "continuar" e "cancelar" eram amarelos e do mesmo tamanho, posicionados lado a lado. Sem perceber, o usuário clicava sobre o "cancelar" e zerava a operação. O único diagnóstico que fizemos para este site foi: diferencie a cor dos botões de "cancelar" e "continuar" e assim esse erro não acontecerá mais. Leia mais

Ela falou que o vermelho é sinônimo de perigo, que o verde significa avançar, mas não explicou (e não era o objetivo) o porque dessas cores terem esses significados. É aí que entra a física. As frequências de vibração do verde e do vermelho são muito altas por isso elas chegam mais rapidamente ao olho. Um artigo que recupera esses aspectos científicos em português (ou quase) é este do Ibrau, apesar de mais parecer uma colcha de trechos copiados e colados.

As estatísticas variam, mas entre 8% e 20% da população sofre algum tipo de deficiência na percepção da cor, devido a anomalias na codificação dos genes responsáveis pelos fotopigmentos nos cones (localizados no cromossomo X). Como conseqüência, essas pessoas percebem as cores, mas em determinados comprimentos de onda sua percepção é alterada (ou até, em casos extremos, não percebem nenhuma cor). A forma mais comum de deficiência é a "verde-vermelho", assim chamada não necessariamente pelas falhas na percepção destas cores mas pela sua causa, defeitos na pigmentação dos cones responsáveis pela percepção desses comprimentos de onda. Leia mais

E, finalmente, gostaria de trazer um artigo acadêmico que trata de cores aplicadas aos ambientes. Separei algumas conclusões muito interessantes:

  • O uso da cor é um dos recursos mais econômicos para promover mudanças em um ambiente,
    sejam elas físicas, mentais ou cognitivas.
  • Toda cor afeta o ser humano, seja pelo eletromagnetismo, seja pela representação psicosocial;
  • Estudar criteriosamente a cor a ser usada na pintura dos tetos e vigas, a fim de se obter a impressão desejada de elevar, reduzir, aumentar ou diminuir.
  • As cores frias dão a impressão de ambientes maiores, aumentando as dimensões de um recinto, enquanto que as quentes diminuem.
  • Evitar cores contrastantes próximas, na área de trabalho, pois aumentam a fadiga.
  • As cores válidas para as paredes, não o são para o teto ou piso, onde causariam efeitos negativos. Um teto branco proporciona melhor iluminação, por seu maior índice de reflexão.
  • As cores frias são convenientes para ambientes onde se deseja relaxamento, pela sugestão de temperatura agradável e de tranqüilidade, quando em excesso podem tornar o ambiente depressivo e monótono. E que cores quentes embora excitem o SNC, Sistema Nervoso Central) atuando favoravelmente na vitalidade; em quantidade geram estresse, tornando os indivíduos mais predispostos a discussões.
  • A receptividade e reação às cores dependem de aspectos relacionados à idade, sexo e cultura.
  • Cores primárias muito fortes que podem ocasionar uma sensação de pós-imagem.
  • Usar cores mais intensas e estimulantes, em ambientes de pequena permanência, como corredores, escadas, banheiros ou depósitos, para torná-los mais atrativo; contudo , de forma controlada para não tornarem-se visualmente agressivos.
  • Considerar o propósito primeiro do esquema de cores: conforto visual num cômodo escolar; dignidade numa igreja; uma atmosfera de excitação num circo; etc.

Leia mais: O Uso Da Cor No Ambiente De Trabalho: Uma Ergonomia Da Percepção

[Atualização] A Isabel escreveu mais um post, aumentando ainda mais o material disponível sobre o assunto. Ela comenta que trabalhou numa equipe que escolhia cuidadosamente a paleta de cores antes de partir pro layout. Sempre faço isso. Acho essencial escolher e testar as cores que vamos aplicar às formas do layout. Como exemplo, tenho estes antigos slides que documentam como é meu processo de definição de identidade visual de um website simples.


Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 11/11/2004

Palavras-chave

cor    cores    côr    percepção    fator    tonal    verde    preto    azul    

Opções



Comentários

Discussão
Ivo Gomes
12/11/04 às 06:14

Bem a propósito do comentário que você enviou para o meu site sobre a minha dificuldade em escolehr as cores :)

Excelente timming!!


Discussão
sofia
19/08/05 às 11:38

ola
sou aluna de mestrado em design e marketing e gostaria de saber onde posso encontrar informações sobre como a cor no vestuário pode influenciar o comportamento humano.
obrigada


Discussão
marie
28/08/05 às 22:55

masa bem legau so tem uma coisa tem que ter o que é cor


Discussão
Leide Soares
11/10/05 às 21:30

oiii.... sou aluna de puplicidade e propaganda e gostaria de saber se para uma logomarca de pet shop, as cores laranja e verde serão bem usadas, e se possivél o significado das mesmas. Obrigado desde de já.


Discussão
Fred
11/10/05 às 22:06

Oi Leide! Já tinha respondido seu comentário em outro post, veja:

http://www.usabilidoido.com.br/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.html#2106

Na minha opinião, acho que é uma boa escolha, especialmente se forem tons escuros de laranja e verde. Laranja e verde com alta luminosidade daria contraste demais.

Sobre o significado, não dá pra dizer só pelas cores. Depende de como elas forem aplicadas, entende? Se houver uma maior quantidade de laranja ou de verde isso já vai fazer diferença no significado. O ideal é você mostrar a logomarca para representantes do público-alvo e perguntar que emoções a logo passa pra elas.


Discussão
Karla C
26/11/05 às 22:42

Hoje dei um presente para uma pessoa um lirio laranja, e quando a vi ele estava inteira de laranja, fiquei pasma, o que significa?


Discussão
Juliana Santos
26/03/06 às 15:44

Um site que tem como fundo a cor preta, e brica com as o vermelho o branco e o cinza é muito agressivo aos olhos do internauta?


Discussão
Juliana Santos
26/03/06 às 15:47

O vermelho e o verde nas mesmas proporções combinam???


Discussão
Deia
23/04/06 às 13:15

Eu estou fazendo um trabalho de faculdade(design) e preciso saber as cores dos sete "Pecados Capitais" já revirei tudo que é site e só achei a inveja - verde, que vem da expressão "verde de inveja" e " monstro de olhos esverdeados" - individuo que é motivado pela inveja(Frase de Otelo de Shakespeare)


Discussão
Dani Matos
03/06/06 às 07:02

oi sou estudante de Design audiovisual,na ESART. foi me proposto um trabalho acerca de decorar as paredes da ala de pediatria do hospital de castelo branco...para animar as crianças naqueles momentos que tem k permanecer ali fechados.Quarta-.feira dia 7 de junho vou ter de entregar toda o informaçao de pesquiza esboços etc... e o projecto.por isso gostaria de saber algumas coisas acerca da psicodinâmica das cores e o significado que elas transmitem em diversas idades pois estamos a falar de crianças dos 2 aos 15...gostaria de obter a resposta muito rapidamente...fica o meu e-mail para o caso dani_lindros@hotmail.com com urgencia, obrigado Dani/Portugal


Discussão
Talma
19/06/06 às 19:57

EU também preciso das cores dos sete pecados capitais. Quem pode me ajudar? Obrigada.


Discussão
Gustavo
07/08/06 às 21:02

Ola
Gostaria de saber se posso pintar o
show room de branco e apenas uma parede
de vermelho. obs: esta parede de vermelha seria apenas um detalhe porque
ela é uma divisoria de ambiente sendo na verdade meia parede. qual outra cor
combina com branco e com vendas , obrigado!


Discussão
Iara
02/09/06 às 18:19

Olá! Faço curso técnico em estilismo, e vou fazer uma coleção inspirada no Sete Pecados Capitais. Estou precisando das cores dos sete pecados capitais, já procurei e nada. Poderia me ajudar?

Muito obrigada
Iara


Discussão
Evelin
02/09/06 às 23:53

Oi,
Estou fazendo um seminaria sobre a cor vermelha na igreja... sera que pode me ajudar?


Discussão
daniela camargo
08/09/06 às 23:58

gostaria de saber que cor posso colocar nas portas e nas janelas da casa , sendo que a cor externa é pessego, me indica um tom claro à médio.obrigada


Discussão
SUZANA TÔRRES
14/09/06 às 11:59

OI,ESTOU PRECISANDO DE UMA SUGESTÃO PARA PINTAR UMA PAREDE DO QUARTO PARA ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA.É UM QUARTO DE ESTUDO QUE ESTOU MONTANDO PARA MEU IRMÃO,PRECISO FAZER NESTE QUARTO DOIS AMBIENTES,PARA RELAXAR E ESTUDAR.

OBRIGADA.


Discussão
Flora Roncisvalle
04/10/06 às 21:56

olá,eu sou aluna de publicade e propaganda,eu preciso fazer um trabalho sobre as relações das cores nas propagandas,eu tava lendo seus textos,achei muito interessante,mas eu gostaria de saber muito mais sobre as cores nas porpagandas e objetivos delas...eu gostaria muito que você pudesse me ajudar com isso,ficarei muito grata!!!

esta de parabéns e sucesso!!


Discussão
Waleria
17/10/06 às 14:55

meus pais pintaram minha casa de laranja, bem vivo, está muito alegre e lindo,
Alguém me disse que cor laranja é adequado para uma cozinha, por exemplo, pois é uma cor que aguça a fome, minha pergunta é: isso pode fazer com que eu engorde???
obrigada


Discussão
natalai leitao
19/11/06 às 08:37

ola gosatria de saber qual a ou ascores que poderei usar neste ano novo obrigada natalia leitao se a minha data nascimento ajudar e 10-06-1974 signo gemeos


Discussão
Monica
20/11/06 às 18:48

Eu aprendi que o vermelho tem o MAIOR comprimento de onda e MENOR frequência ( maior frequência seria o violeta), exatamente o contrário do que foi escrito acima...


Discussão
Andréia |Dias Santos
03/12/06 às 17:03

OI,
Sou estudante de design de moda e gostaria de saber mais sobre a inflência que elas exercem especificamente no vestuário.
obrigada.


Discussão
simone minas
13/12/06 às 22:36

Sou estudante de marketing e no px ano estou me formando(se Deus quiser...), gostaria de saber se tem uma cor definida para o formando em marketing?
Fico no aguardo.
Obrigada!
Simone Minas


Discussão
alzira
04/03/07 às 18:05

gostode pintar vestuario e costumizar roupas mais tenho dificuldades de combinar cores
ser[aque que poderiam me ajudar


Discussão
Evandro
06/03/07 às 17:17

Gostaria de saber sobre cores que não dão fome...


Discussão
Evandro
06/03/07 às 17:19

Gostaria de saber sobre quais são as cores que não dão fome...


Discussão
Dado
16/04/07 às 22:55

Muito boa a matéria, era o que eu estava procurando sobre o assunto, pois ja tinha ouvido falar que cores são realmente importantes nos projetos.
Você tem mais algumas referências onde posso me aprimorar mais sobre esse asssunto? Alguns livros bons que ressaltam desde o básico por exemplo..
Muito obrigado e abraços...
até breve


Discussão
silvana
02/06/07 às 17:23

oi gostaria de saber qual a cor pra dar sorte em salão de beleza e deixar o anbiente bem alegre , pois estou pretendendo abrir meu salão e estou em duvidas sobre a cor, eu ja sei que o azil turqueza e bom pra anbiente que trabalha com a beleza mas , quero saber qual cor estimula felicidade e sorte no dinheiro ,muito obrigada


Discussão
maria do carmo
28/06/07 às 11:21

tenho as paredes da minha empresa de cor pessego e quero pintar uma das paredes de uma cor que combine com pessego, pois ficara por tras da recepção, e vai bem visualizado. Qual tipo e cor de tinta paredex que posso usar.

OBS: pode me dar a resposta mais rapido possivel.
obrigada.





Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato