A UTFPR vem realizando debates e oficinas sobre Design de Disciplinas, uma abordagem pedagógica que visa promover a inovação na educação. Apesar de emprestar o termo Design, esse empréstimo não alcança a pesquisa de ponta na área, nem tampouco as práticas pedagógicas próprias desta área. Esta fala visa comunicar um experimento conduzido na disciplina "Projeto para Pessoas: Laboratório de Design e Inovação Social" do Bacharelado em Design da UTFPR em 2019. O experimento consiste em uma disciplina projetada com a participação dos estudantes, não só no planejamento, mas também na condução das aulas e nas avaliações. O resultado do experimento sugere que a disciplina proporcionou uma experiência de vida para os estudantes, mais do que uma oportunidade para desenvolver conteúdos ou competências necessárias à profissão. Experimentos como este podem servir para ampliar o diálogo entre Design e Educação e, quiçá, desenvolver conceitos híbridos, tais como "Codesign de Disciplinas".
Gravação realizada no painel Ensino Superior e Práticas Inovadoras da X Jornada de Formação Docente da UTFPR.
O design de disciplinas e as (in)disciplinas do design [MP3] 26 minutos
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato