Semana passada retornei ao Brasil definitivamente. Após 4 anos morando na Holanda por conta do meu doutorado, estou de volta à minha terra natal. A tese está quase pronta e a defesa deve acontecer em Novembro deste ano.
Nesse meio tempo, quero aproveitar a oportunidade para compartilhar as experiências adquiridas na Europa com os brasileiros. Estou me oferecendo para bate-papos informais e palestras a quem desejar me receber. Por outro lado, estou interessado também em reconectar com a realidade brasileira, sentir como a sociedade mudou nesses últimos 4 anos e atualizar meu termômetro de mercado.
Quem tiver interesse em conversar comigo, entre em contato. Por ora, estou localizado no Rio de Janeiro. Fiz uma seleção de temas que tenho novidades para contar.
Design Livre. Em 2012, escrevi junto com colegas um livro sobre a liberdade de projetar. Trata-se de uma ideologia de projetos baseada na abertura de códigos-fontes e da participação em processos de criação. O livro está sendo discutido em várias faculdades de design brasileiras, pois traz grandes questionamentos sobre o papel do designer numa sociedade de produção distribuída, com impressão 3D, fab-lab e outros modos de produção.
Living labs e inovação aberta. Desde 2010 estou mantendo a Plataforma Corais, um living lab online que permite organizar projetos colaborativos com poucos recursos. Atualmente, a plataforma é utilizada por produtores culturais, ativistas políticos e escolas progressistas. As ferramentas colaborativas da plataforma permitem trabalhar à distância de maneira pública e transparente, deixando os dados abertos para qualquer um que navega pela plataforma. É possível ver os projetos se desenvolvendo em tempo real. Além da experiência com o Corais, tive a oportunidade de participar do DesignLab da Twente.
Design participativo e co-design. Minha dissertação de mestrado já tratava do assunto e no doutorado tive a oportunidade de me aprofundar. Design participativo consiste em incluir as pessoas afetadas por um projeto no processo de design, sejam elas usuárias ou não. Na Holanda, tive a oportunidade de trabalhar com Pelle Ehn, um dos pioneiros na área. Participei de projetos participativos no âmbito de portais web, centros culturais, hospitais e planejamento urbano.
Jogos sérios. Com o objetivo de comunicar os resultados da minha pesquisa de doutorado, eu criei um jogo de tabuleiro sobre a construção e operação de hospitais, The Expansive Hospital. O jogo foi exibido na Dutch Design Week e já está sendo comercializado na Holanda como uma ferramenta de treinamento para equipes colaborativas.
Experiência do usuário na arquitetura de prédios. Minha pesquisa investigou alguns aspectos da arquitetura que estão relacionados à experiência do usuário como, por exemplo, as conexões entre as salas e corredores, a visibilidade, o senso de espacialidade, a flexibilidade para adaptação e a coexistência. Eu desenvolvi inclusive aplicativos para projetar esses aspectos.
Visualizações low-tech. Essa é uma inovação que surgiu na Faculdade Egenharia de Twente, onde fiz o doutorado. Visualização de dados quantitativos é uma tradição na engenharia civil, porém, nem sempre os dados são compreendidos pelos outros integrantes do projeto. A visualização low-tech é construída em tempo real com os participantes do projeto, permitindo a geração de dados quantitativos à partir de discussões qualitativas. Trata-se de uma aplicação do design thinking na engenharia.
Design expansivo. Esse é o tema principal da minha tese de doutorado. Design expansivo significa projetar espaços para a expansão da atividade humana. Segundo minha teoria, isso acontece pela descoberta de contradições que se reproduzem pelo espaço da atividade. O design expansivo ajuda a visualizar as contradições e lidar com os conflitos inerentes à sua resolução. Uma das maneiras práticas de fazer isso é através dos jogos sérios citados acima. O design expansivo é também uma alternativa ao design redutivo, que se baseia na lógica de eliminar contradições e aplacar conflitos.
Se você tiver interesse em conversar sobre esses temas, entre em contato.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato