Usabilidoido: Menu Principal


Grande evento de Web no Paraná

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Grande evento de Web no Paraná

Tô no mercado curitibano há quatro anos e ainda não tinha visto nada parecido por estas bandas, sinal de que a coisa tá melhorando. Apesar da divulgação restrita regional, o 1° Web Masters reuniu mais de 200 pessoas por três dias seguidos. O assunto principal foi publicidade online, provavelmente por interesse da organizadora do evento em incentivar a venda de espaço publicitário no seu portal regional.

No segundo dia, tivemos a presença de 11 profissionais de mídia online do mercado de São Paulo para debater questões levantadas por Ricardo Almeida (I-group). AlmapBBDO, BuscaPé, Age, Ogilvy, JW Thompson, África, Dez Minutos, RMG, I-bizz, Euro, Chleba, tavam todos lá. Tinha tanta gente no debate que cada um só pode falar um pouquinho e mesmo assim só terminou 1 hora depois do previsto.

No intervalo, tive o prazer de conhecer pessoalmente um dos profissionais que me influenciam, o Michel Lent Schwartzmann da 10 Minutos. Claro que não perdi a oportunidade para uma entrevista em áudio:

Entrevista sobre Publicidade Online com Michel Lent [MP3] quase 10 Minutos ;)

Novos formatos rich-media

Antes do debate, João Binda contou sua experiência na AlmapBBDO, onde faz a ponte entre a mídia offline e online. A empresa cuida de contas como Pepsi, Linhas Aéres Gol, Volkswagen e etc. Hoje, quase toda campanha que sai da Almap inclui ações na Internet. As vantagens do meio são a segmentação, modernindade, agilidade no gerenciamento, visibilidade garantida e as oportunidades de inovação. Os clientes estão percebendo isso e pouco a pouco investindo cada vez mais.

Ele mostrou uma série de cases da agência que aproveitam novos formatos, as chamadas rich-media. O full-banner padrão está perdendo espaço para o expanding-banner, que é igual até o usuário passar o mouse por cima. Num deles, o usuário passava o mouse por cima e imediatamente descia uma tela para especificar os detalhes para uma viagem de avião pela Gol.

Depois vieram outros formatos mais intrusivos: dhtml checkm8, intersticiais, video commercial, superstitial e por aí vai. Basicamente, eles se colocam em cima do conteúdo do portal que o usuário está acostumado a ler por alguns segundos. O vídeo commercial carrega enquanto o usuário lê o site e quando fecha a página, pula o popup e exibe o vídeo. Para veicular anúncios como esse, é preciso pagar muito e ter uma boa relação com o veículo.

Durante o debate Ricardo Almeida levantou se esses formatos poderiam incomodar os usuários, mas todos os publicitários concordaram que não havia risco desde que houvesse um botão para fechar e o anúncio fosse de qualidade.

Minha opinião sobre o assunto é que a propaganda na Internet deve ser o mínimo intrusiva o possível. Internauta não tem paciência, Web não é televisão. Não é à toa que o banner já era. No futuro, prevejo que a propaganda vai estar cada vez mais integrada ao conteúdo, como merchandising. Um exemplo é o site-piada The Legend of Omaha criado pela Almap para divulgar um novo carro off-road da Volkswagen.

Screenshot do site The Legend of Omaha

Marketing Viral

No primeiro dia, Ricardo Almeida havia explicado que, quando a publicidade tem conteúdo, o próprio usuário faz a replicação da mensagem e convida amigos a vê-la. Através da curiosidade, inovação, comoção ou culpa, o usuário pode ser atraído para tais peças e, se tiver algum benefício, certamente irá propagá-la mais ainda.

Durante todo o evento, foram exibidos diversos daqueles vídeos curtos de humor rasgado que vemos volta e meia cair na nossa caixa postal. Pelo meio viral, é possível veicular peças mais ousadas, porque é o próprio usuário que escolhe quem vai receber. Os vídeos podem ser produzidos com menos recursos e mesmo assim ter um impacto muito bom para a divulgação da marca.

Outro dia um amigo me mostrou um vídeo de um cara que entrou cheio de bombas num carro e estacionou em frente a um restaurante. O homem detonou os explosivos ao invés de quebrar tudo em volta, o carro parecia não ter sofrido grandes estragos. Polo: pequeno, mas seguro. A Volkswagen não admite ter produzido, mas tenho certeza que foram eles.


Podcast

Inscrição no iTunes Inscrição no Spotify listn-on-Google-podcasts-logo.png

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/06/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Grande evento de Web no Paraná. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/grande_evento_de_web_no_parana.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Mara
10/06/05 às 17:24

Deveriam ter reservado um dia só para este debate, que valeu pelo evento inteiro.


Discussão
Toninho
14/06/05 às 15:55

Por falar em MArketing Viral.
Saca só esse hotsite que a DM9 criou pra SuperBonder. Nunca vi idéia tão boa.

http://infectous.plugin.com.br/reality/reality.html

Abraços.


Discussão
Juliana
18/01/06 às 09:48

Ola , bom dia !!!

Preciso saber em que dia se comemora o Dia do WEB MASTER !!!!
Vocês podem me ajudar ?

Atenciosamente

Juliana






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato