Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao mês!
Marcos Albuquerque compartilha sua experiência criando animações em Flash que apelam para a emoção.
O surgimento do Flash deu asas à imaginação dos webdesigners. Desde então, a febre pelas maçantes e intermináveis introduções já passou, mas ficou a experiência para um novo uso do Flash: o chamado alto-impacto.
No Brasil, um dos grandes responsáveis pela popularização do conceito é o designer Marcos Albuquerque, que dirigiu os antigos sites da Farmaervas, MHK e Surya Henna, este último feito já pela sua agência, a Lifemotion. Hoje, seus clientes estão descobrindo o Flash como alternativa mais barata para o vídeo-empresa. Segundo ele, uma animação pode custar 10 vezes menos que uma produção em vídeo e ter impacto muito maior, se for bem feita.
Fiz uma breve entrevista sobre o assunto com ele:
Flash de alto-impacto [MP3] 10'
Bons exemplos de Flash de alto-impacto hoje na Web:
Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/07/2005
flash animação emoção impacto experiência
Pela primeira vez desgostei de um trabalho da Lifemotion. O Ipanema Essences tem tanta animação, dá tantos rodeios pra transmitir uma idéia que chega a se tornar chato.
As animações são de um nível altíssimo, realmente os caras são inovadores e fazem coisas incríveis. Mas nesse caso não souberam dosar corretamente.
De alto-impacto o site é. Realmente impressiona. Mas chateia, não prende. Por exemplo quando escolhemos um dos elementos somos submetidos à uma pequena animação até que a outra comece a carregar, o que faz demorar mais o carregamento e a visualização. Denecessário. E imagine se visto 4 vezes seguidas, antes de cada elemento.
Alto impacto é fantástico. Mas tem de ser bem dosado.
Essa lifemotion tem um trabalho incrível. Realmente impressinante.
Mas o Dael esta totalmente certo, há um exagero de "confiança" na paciência de quem ira usar o site. Um site de alto impacto não significa necessariamente a atração do usuário a ponto de que este suporte esperar muito para receber mais uma dose, de emoção.
Ola!
Primeiramente agradeço ao Fred pela matéria.
E tb agradeço as criticas e elogios (CLARO rsss), eu tb concordo com o que falaram.
Mas preciso colocar os poréns rss, mas tudo que vou falar não é para querer devender ou repater as criticas.
Essa animação foi feita não para web e sim para uma feira, depois ela transformou em site, que até em tão não tinhamos isso em mente, ou seja ficou pesada para web, tentamos fazer esquemas de otimizações.
E infelizmente para reduzir o tempo de espera colocamos esse artificio de uma vinheta em cada elemento, para enquanto a pessoa estiver vendo a vinheta ela ja esteja por tras carregando e assim ela se destrai com essa vinheta. Caso ela ja esteja carregada ela pula para a proxia animação.
Realmente essa vinheta de um certo moto corta um pouco a dinamica da animação, mas foi um mal necessario.
Valew Pessoal
Discordo que o site da Havainas seja um exemplo positivo de bom uso do Flash.
Em uma lista de discussões, fiz algumas considerações que tornam o site cheio de falhas:
- Porque fazer o site abrindo um pop-up? Pop-ups são irritantes,
ocupam espaço desnecessário na barra de tarefas e se o usuário usa
Internet Explorer, não tem a opção de abrir em nova aba.
- No Firefox, o site encobre uma parte da coluna direita e o botão
"som" fica oculto. Ou seja, não dá pra desligar a música que, depois
de 1 minuto, se torna irritante.
- Quando clicamos em um link, a música volta. Se eu desliguei a música
na tela anterior, é porque não estou a fim de ouvir nada. No meu caso
já estou ouvindo música, aliás Bebel Gilberto ; )
- A resolução 800x600, não é bem vinda no site. Logo na tela inicial,
não é possível visualizar as três opções de idioma sem scroll. E
quando abrimos, a janela não aparece totalmente, o rodapé, fica pra
fora do limite da tela.
- Na resolução 1024X768, os textos ficam com letras muito pequenas e
como sabemos o Flash não possibilita aumentar o tamanho da letra.
Letras pequenas são elegantes, mas pouco legíveis.
- Pelamordedeus! Não há "pular introdução". Será que eles consideram
que o internauta só vai entrar no site uma única vez ou te obrigam a
ver a introdução trocentas vezes?
- No menu principal não há link para a Loja Virtual. Não entendi
porque esconderam a loja dentro dos links. Aliás, se clicarmos no link
para a Loja, abre em outra janela (já são 3 janelas). Falar nisso, não
entendi o conceito da home page da loja. Colocaram um monte de
sandálias minúsculas com fotos de baixa qualidade e textos tb
pequenos.
- Quando clicamos em Fashion no menu, tem um link nesta página "Veja a
fashion em todos os ângulos". Este link está super escondido e
certamente muitos usuários não vão percebê-lo.
- No topo da página, tem um relógio que puxa o horário do próprio
computador. Pra que serve isso? É totalmente dispensável.
- No link Brasil, tem no canto direito superior dois links: Brasil e
Trekking Brasil. Quando clicados, mudam as sandálias que estão no
canto oposto da tela. Será que alguém vai perceber isso? Aos que
perceberem, provavelmente vão querer clicar pra ver mais detalhes dos
dois tipos de modelos. Mas não dá.
Houve recentemente em Paris uma exposição onde havainas foram
decoradas com cristais e jóias. Onde está essa informação no site? Eu
considero isso algo interessante a colocar no site, mas não achei.
Eu percebo que o site tem um apelo visual muito forte, mas o conteúdo
fica em segundo plano.
Em resumo: qual o objetivo deste site? Porque somente beleza não
costuma trazer resultados.
o flash sempre impressionou, e sempre impressionará mais
Renato Borges - é a venda de todo um estilo, e não apenas a informação que está lá dentro
Leandro, não entendi bem o que vc quis dizer com "é a venda de todo um estilo, e não apenas a informação que está lá dentro".
A Havaianas passou por um reposicionamento de mercado e é óbvio que estilo é um ponto crucial.
Mas estilo sem conteúdo e sem usabilidade usando puro Flash, configuram ao meu ver, mau uso da ferramenta.
eu consegui navegar por todo o site sem constrangimentos, vendo os itens à venda e onde comprá-los. saí do site satisfeito pelo estilo e pelo conteúdo.
concordo que haja problemas, como no caso do som desligado.
quanto ao que falei, o site 'vende um estilo', gera uma imagem favorável ao seu público. De grande importância.
Renato, o objetivo do site está muito claro: conscientização de marca, branding. Foi isso que o Leandro quiz dizer.
A resposta da Havaianas para o fenômeno dos surfistas inverterem o solado das suas sandálias só para serem diferentes foi a diversificação de sua linha de produtos, criando modelos que combinam com um determinado estilo de vida. Dessa forma, a pessoa pode expressar sua personalidade até mesmo numa mera sandália.
Depois da era das massas, o capitalismo está administrando a era do individualismo ilusório, onde as pessoas se sentem diferentes e únicas, quando na verdade ainda assim se encaixam em determinados estereótipos e padrões de comportamento da sociedade.
Se essa informação estivesse escrita no site, ele seria um desastre. Ninguém quer admitir isso. Por isso, é preciso criar todo esse ambiente lúdico e imaginativo que incute tais valores de forma indireta e subconsciente.
Na minha opinião, o site faz um excelente trabalho nesse sentido. Desde a primeira página até a última (com excessão da loja virtual sem graça) ele já demonstra que é um site diferente, feito para pessoas diferentes.
É por isso que ele quebra alguns padrões de interação e prejudica, de certa forma, a usabilidade em favor do branding. Muitas vezes já critiquei designs que escolhem ser diferentes só por ser diferentes, mas nesse caso, o objetivo do site é ser diferente, então que assim seja, uai!
Ola...
Primeiramente queria parabenizar o Fred, desculpe pela intimidade, por ter o usabilidoido, eu nao conhecia esse super blog, conheci atraves do webinsider. Bom tive um pequeno contato com ele e Marcos em um curso de Telecine Casting com Flash que fizemos em Curitiba. Gosto muito de trabalhar com Flash, mas nunca tinha pensado em trabalhar essa parte de impacto e emocoes com a ferramenta, achei muito interessante e tende a crescer cada vez mais, com internet banda larga e vejo q esse tipo de "propaganda" eh mais barata que anuncios em TV. Bom, queria tb parabenizar a Lifemotion pelos trabalhos excelentes, realmente essa da Ipanema ficou pesado, mas a animacao foi de otima qualidade. Parabens !
Olá.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que gostei muito do seu site, digamos que pelo "layout não convencional" (texto no lado direito). Em segundo lugar, fiz um site para nossa empresa em flash e html, o layout ficou muito bonito, mas o espaço para texto representa ser pequeno. De repente se colocasse mais cor melhorasse.
Bom, se tiver curiosidade, entra lá (www.gsionline.com.br) e me diz o que você achou. Agradeceria MUITO pela ajuda, já que fiz todo ele "na raça".
Aguardo ansiosamente por resposta.
Rafael Andres
Gostei muito das informações aqui prestadas pelo site , epero aprender algo com vocês...
Concordo com Renato Borges. Tudo bem com esse lance de "vender um estilo", de branding, inovação, etc. Mas um trabalho assim tem que levar em conta a máquina e a intuição do usuário. Achei o site da Havaianas horroroso, mas beleza é questão de gosto (do cliente). Quanto à usabilidade, nota 0. Além de todos os problemas mencionados pelo Renato, existem milhões de movieclips rodando ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o processador, o site não é nada intuitivo. Não sei que estilo está sendo vendido, usando a web como meio, com um site que demora uma vida inteira pra carregar, e depois que carrega as animações ficam "soluçando" por sobrecarregar o processador. Entrei nesse site uma vez porque um amigo me disse que trabalhou na empresa que o fez e tinha várias animações. Não consegui ficar dois minutos no site. Ninguém aqui do trabalho gostou, nem os meus amigos web.
Quanto aos trabalhos de "alto impacto", não senti impacto nenhum, exceto pela irritação de demorar a abrir, e depois ver animações sem sentido, com temáticas batidas ou entediantes e links que não funcionam. Acho um retrocesso usar o Flash desse modo. Já vi trabalhos muito melhores, mais leves, mais impactantes e simpáticos.
Caraca é de deixar simples webdesigner novatos babando pelo chão como eu, eu só conheço html e css, coisas de jeca tatu do ano de 1900 e guaraná com rolha. Nossa amo flash e preciso aprender isso, pelo amor de alguma coisa.
Matéria ótima, vão colocando mais exemplos de flash blz?
Tenho um exemplo muito bem trabalhado para vocês verem, é um site, como não é permitido colocar o link aqui vou escrever o endereço sem o http e sem o www, visitem para vocês verem que lindo. Tenho dois exemplos, vejam:
tranceformation.com.br
esse é o mesmo mas vai direto para o outro
tranceformation.com.br/play2007/
Não esqueçam de colocar o www viu? Um abraço.
Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/336
Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!
, atualizado com o Movable Type e acessado pela ADSL Residencial.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.