Disciplina da Graduação em Design da Unisul (SC). O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de comunicar o essencial, de modo claro e objetivo, em seus trabalhos e relações profissionais bem como apresentar noções básicas de redação e organização de conteúdo para diferentes meios de comunicação e incentivar o olhar crítico sobre o conteúdo das mensagens.
Slides:
Unidade 1 - Estilo e gramática para o design gráfico.
Preconceito Linguístico; Ortografia; Vocabulário; Gramática; Estilo; Clareza; Concisão; Adequação ao contexto; Pontuação; Ênfase; Redundância; Conotação; Figuras de linguagem; Dicas de redação
Unidade II - Linguagem em impressos corporativos.
Cuidados na linguagem institucional; Atrair-Informar-Engajar; Coleta de conteúdo; Identificação do discurso;
Unidade III - Distinções entre texto informativo e texto publicitário.
Modelo de comunicação; Funções da Linguagem; Juízo de valor; Objetividade;Cacofonia; Ambigüidade; Pirâmide Invertida; Coleta de Informação
Unidade IV - Escrevendo para web
Características do meio; hábitos de leitura; como fisgar a atenção; palavras ativadoras; escrita minimalista; otimização para buscadores;
Unidade V - Hipertexto.
Leitura linear e não-linear; Psicologia Cognitiva; labirintos e corredores; desconstrução de textos
Unidade VI - Arquitetura da informação em web
Excesso de informação; rotulação; agrupamento; ordenação; classificação; organização; wireframes; diagramas;
Unidade VI - Recursos mais usuais em linguagens sintéticas
Estilos cognitivos; Percepção; História em Quadrinhos; Audiovisual; Multimídia; Hipermídia; Design da Experiência
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato