Na disciplina Design de Jogos Educacionais que estou dando junto com o professor André Battaiola no PPGDesign da UFPR apresentei um método para experimento psicológico que utiliza jogos para estudar aprendizado e outros fenômenos. O método visa complementar o tradicional experimento controlado com o processo de mediação baseada em signos e ferramentas.
A dupla estimulação me parece muito mais adequada para estudar fenômenos relacionados a design do que o experimento controlado. Isso porque design não é uma resposta a um ambiente, mas sim, uma transformação do ambiente. O ambiente não pode ser controlado pois ele está sendo transformado pelo próprio experimento. O experimento de dupla estimulação permite estudar como o designer transforma o seu ambiente ao dar sentido a estímulos ambíguos tais como materiais de projeto.
Experimentos de dupla estimulação com jogos [MP3] 2 horas e meia 101 MB
Você pode ouvir em velocidade lenta ou rápida no Spotify.
O experimento de dupla estimulação será utilizado pelos estudantes da disciplina para projetar e analisar jogos educacionais pela perspectiva da Teoria da Atividade, tal como explicado na primeira aula.
Eu compilei uma playlist com vídeos do Youtube que mostram experimentos de dupla estimulação a título de exemplos. O melhor exemplo que já vi, entretanto, é o experimento realizado por Paula Towsey que não está no Youtube.
Esta aula faz parte da disciplina Design de Jogos Educacionais, ministrada a convite do professor André Battaiola no mestrado/doutorado em Design da UFPR.
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