Terminei um freela que estava me impedindo de prosseguir no meu trabalho de graduação. Pretendo compartilhar com vocês minha experiência em cada etapa do projeto. Nesse momento, estou fazendo as entrevistas com os usuários, para confirmar e desconfirmar minhas presuposições feitas no briefing. Minha meta é alcançar 30 entrevistas, pegando pessoas em todos os públicos-alvo.
Contabilizar essas entrevistas seria demorado e chato se eu não tivesse um Palm. Não sabia que podia usá-lo pra isso, mas Google me orientou. Encontrei um software fantástico pra fazer isso chamado Entryware. Você monta a estrutura das perguntas no PC e copia para o Palm. Ele possui muitas funções avançadas que nem vou descrever, mas que estão me ajudando um monte. Quando terminar as entrevistas, os dados do Palm vem pro PC e exporto para uma planilha do Excel. Daí para montar os gráficos e analisar os dados é moleza.
O Palm também está me ajudando a quebrar o gelo inicial. É interessante como as pessoas que portam pranchetas a tira colo passam incólumes em ruas movimentadas. Ninguém gosta de perder tempo com essas pesquisas de mercado que fazem por aí nas ruas. O Palm fica escondido dentro da mão e só abro depois que a pessoa confirmou que aceita "conversar comigo sobre o website da universidade". Os mais curiosos até ficam perguntando como é que consigo escrever no aparelho, daí eu explico sobre o Graffiti e etc.
Aliás, uma dica para quem usa Palm: instalem o Graffiti Anywhere. Ele permite que você escreva em todo a área da tela do Palm, não só aquela reservada para isso. Ele também mostra um rastro enquanto você escreve, que é algo que faz muita falta. Como você pode escrever letras maiores, nem precisa olhar. A minha taxa de acerto cresce uns 40%. Só não posso usar muito senão pode desgastar a tela.
Bem segue abaixo o roteiro das entrevistas e minhas observações do porque de cada pergunta. Enquanto redigia, tentava manter as questões o mais curtas e diretas possível, sem ambiguidades e esperando respostas também curtas. O tempo médio das entrevistas está sendo de 10 minutos, acho que talvez pudesse ser menos, mas tudo bem. Agora já foi.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Fala Fred!
Então, você comprou o Entryware ou conseguiu alguma versão de teste? Me manda um email.
Abraço!
Ué, lá no site deles eles tem uma versão trial do software. Foi essa que usei pro projeto. Se não me engano, ela dura 21 dias.
Olá, como vai?
Onde consigo o Entryware? O link de seu site não existe mais, me dê uma ajuda.
Obrigado.
Aurélio.
Para fundamentar o tipo de pesquisa que usarei na elaboração do meu TCC, utilizarei perguntas abertas que me facilitarão e muito a minha pesquisa, por isso os dados obtidos aqui e os que puderem me enviar por e-mail serão de grande valia para mim.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato