Na Psicologia Cognitiva a emoção era considerada como um resquiço de instintos animais e não teria participação na formação do pensamento. Entretanto, estudos recentes apontam para a indissociabilidade entre sistema cognitivo e afetivo. Enquanto a cognição serve para entender as coisas, o sentimento serve para julgar.
No seu livro Emotional Design, Donald Norman separa o sistema afetivo em três níveis: visceral, comportamental e reflexivo.
O impulso natural e automático de resposta ao estímulo sensorial está no nível visceral. O frio na espinha ocasionado por uma freiada inesperada do carro é uma resposta visceral. Sair do carro batido para discutir com o outro motorista que provocou a freiada é uma resposta comportamental, pois se trata de uma prática comum no trânsito. Entretanto, a pessoa pode conter sua frustração, dar meia volta e ir embora se estiver com pressa para chegar a uma reunião de trabalho. O nível reflexivo pode impedir respostas naturais dos níveis visceral e comportamental.
O problema dessa abordagem, segundo De Paula e Dourish, é que classifica estímulos e respostas em níveis rígidos e diminui a importância da situação onde eles ocorrem.
O estímulo olfativo, sonoro e visual de estar próximo de uma pessoa vomitando no ônibus pode causar enjôo. Norman diria que se trata de uma reação visceral ao odor desagradável, aumentada pelo nível comportamental, pois é sinal de que o alimento que as pessoas que estão ao lado comeram também podem estar fazendo mal, já que em sociedades primitivas as pessoas compartilhavam o mesmo habitat e, consequentemente, o mesmo alimento. Já as pessoas que não sentem enjôo estariam sobrepujando a reação visceral e comportamental através do nível reflexivo. Elas entenderiam que o vômito alheio não tem nada a ver com si mesma e que lhe traria desvantagens sentir a mesma coisa.
Em outra situação de vômito em público, como por exemplo logo após a ingestão do chá Ayahuasca num ritual religioso, a reação visceral seria a mesma, mas adquiriria uma conotação comportamental característica da cultura ritual. A crença difundida pelos grupos União do Vegetal (UDV) e Santo Daime é de que o vômito seria uma forma de limpeza espiritual, muito comum entre os novatos. Para a pessoa deixar de ser considerada novata, ela precisa aprender a conter a ânsia de vômito, ou seja, sobrepujar a reação visceral.
Até aqui, o modelo de Norman ainda tem fôlego explicativo, mas a partir do momento em que encaramos a emoção como uma teia intrincada de sentimentos ao invés de mero ato reflexo, ele demonstra-se insuficiente.
Segundo depoimentos colhidos por Cazenave, as primeiras experiências são desagradáveis, mas com o tempo, a pessoa passa a ficar satisfeita com o vômito, pois dessa forma, suas "impurezas" são expelidas. Primeiro a pessoa considera o chá como sendo o causador do vômito e por isso a experiência é desagradável, mas conforme internaliza a cultura do ritual, ela passa a considerar o chá como um purgante espiritual, que ajuda a expelir "energias indesejáveis". É somente após a aceitação de tal crença que o vômito pode provocar sensação de satisfação e alívio. Trata-se de uma emoção culturalmente adquirida, cultivada no nível reflexivo, mas que pode vir a se tornar tão visceral quanto qualquer outra reação culturamente adquirida (raiva ao ser agredido verbalmente, euforia ao saber que o time de futebol marcou gol e etc).
Norman propõe que existe um processo padrão de manifestação dos sentimentos que acontece entre o estímulo sensorial e a resposta motora, mas a variação de significado da mesma reação emocional em diferentes situações leva-nos a crer de que não é possível tamanha generalização. Os níveis do sistema afeito ainda podem trazer luz para o estudo das emoções culturalmente situadas, mas seu relacionamento assim como proposto por Norman devem ser relativizados.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Oi Fred,
Muito interessante esse artigo. Realmente, muito do que conhecemos como o "eu" (sentimentos, emoções, pensamentos, consciência etc.) é moldado pela cultura. Embora eu não "goste" muito de Freud, ele discorreu bastante sobre o assunto (id x ego x superego).
Outro dia, lá na arqHP, rolou uma discussão interessante sobre se a usabilidade de uma interface seria relativa ou absoluta. Eu expus meu ponto de vista trazendo alguns conceitos da análise do comportamento. Acho interessante essa inserção de conceitos científicos no design, como você faz na maioria das vezes (isto é, fundamentar um ponto de vista através de estudos e não somente através de achismos, como a maior parte da galera faz).
[]s!
Muito bom, gostei tbm...
achei bem interessante essa separação dos "tipos de sensações" e reações a elas. No começo me assutei com a foto do vômito, mas como leitor assíduo há algum tempo já me acostumei com as ilustrações fortes que você coloca, inclusive acho bem interessante essa forma de "apelo" que não vem ao caso xD
ate a proxima...
[]'s
Credo eu nao gostei desse vômitos ai não.
Ganharam destaque na pagina, que mau gosto eca eca ...
vocês não gostaram pq estavam sozinhos...pq ver sozinho alguem vomitando é uma coisa...ver em grupo é outra completamente diferente iauhaiuha
será que não tinha outra imagem para chocar não?
Pelo visto, os cachaceiros tomaram todas após um lauto jantar, que alem da cachaça serviram muita massa.
Hola, mi nombre es Rocío, tengo 24 años y quiero decirles que sus imágenes están geniales!!!!, me encanta el vómito, lo como diario, como aperitivo, ya que tengo un pequeño niño que vòmita mucho y para no limpiarlo con mis hermosos trapos de cocina, lo limpio con mi lengua, al fin y al cabo sabe a comida rápida, se los recomiendo!!!!!
BEM EU VI CASO DAS FOTOS X IMAJEMS E TAU
AGORA ESSI LANSI AI DE VOMITAR VAI ME FASER
VOMITAR TABEM POW
ISSO AI CARA É NORMAL TOTALMENTE NATURAL
UMA ((desvantagens)) NÃO É...
ME DA NOJO VER ALGUEM VOMITAR
AGORA UMA FOTO NÃO DA EM NADA AO VIVO
DA MAIS EMOÇÃO
ISSO ME DA UMA ((limpeza espiritual))
NA VERDADE A UNICA FORMA DE ALIVIAR
((energias indesejáveis))É INDO NO BANHERO
TIRANDO AS ((impurezas)) TOMANDO BANHO
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato