Quando lemos livros importados sobre design de interface, podemos duvidar se as metodologias de projeto são aplicáveis no Brasil, ou seja, se o mercado está disposto a pagar a mais pelo aumento na qualidade do produto. Mas, quando é um brasileiro, funcionário da Globo.com, que escreve dizendo que investir em design centrado no usuário funciona, então nós temos que acreditar.
Felipe Memória compartilha o resultado de sua experiência profissional e acadêmica nos últimos anos, selecionando as dicas mais quentes para quem trabalha na área. Apresenta métodos, explica como eles são aplicados no Brasil e em outros países, mostra cases de sucesso e discute algumas questões polêmicas como, por exemplo, as inúmeras interfaces pobres em usabilidade que fazem sucesso mesmo assim.
É um livro que indico para quem já está atuando na área e não tem tempo disponível para ficar pescando opiniões relevantes no meio desses milhares de artigos que espalhados na Web sobre o assunto. Memória faz isso para o leitor: está constamente citando textos e artigos interessantes que encontrou em suas pesquisas. O livro é praticamente um fichamento de leitura do autor, mais os relatos de sua experiência prática no trabalho e na academia.
Ao invés de construir sua própria teoria e abordagem para o assunto, Memória prefere apoiar-se nos autores consagrados estrangeiros. Isso é bom por um lado porque não perde tempo com especulações vãs, mas por outro deixa uma lacuna para os profissionais brasileiros, carentes de uma abordagem que esteja adaptada à nossa cultura e mercado.
Assim com o clássico "Não me Faça Pensar", de Steve Krug, "Design para a Internet" é um livro curto, de leitura rápida e agradável. Infelizmente, num livro como esse, não há espaço para explicações detalhadas sobre como aplicar os métodos citados, passo-a-passo. O livro não tem a pretensão de ensinar a fundo uma determinada técnica ou conhecimento, ele funciona mais como uma passada geral sobre o assunto, contextualizada para o mercado brasileiro. Para aprender a fazer, ainda é preciso encarar os livros importados em inglês.
(cerca de R$49)
(cerca de R$24)
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Bem, infelizmente não pude pegar o livro ainda, mas a palestra dele no InterCon, além de ter sido a mais concorrida (lotada) foi também uma das melhores.
Além do que no site dele ( http://www.fmemoria.com.br/ ) ele manda muito bem.
Tenho tanta crença em funcionário da Globo.com como tenho no Papai Noel, duvido que esse moço aplique suas teorias na instituição que trabalha, faço campanha ferrenha para banir a tal da Globo.bobo.com da face da internet. Nem pensar, Roberto Marinho já morreu, já dei a festa necessária, já parabenizei zilhões de DEuses pela medida, Fred, num dá corda pra esses caras, isso não passa de disfarce se deixar a globo cria uma web paralela como GGG.globo.com.br ....
Essa é de lascar, o site do Cabra é unica e exclusivamente pra p...o s.... do patrão.
O livro relata muito bem fatos que ocorrem no dia-a-dia do profissional em seus projetos. Muito inteligente a maneira que o Memória consegue traduzir para esses acontecimentos texto.
Pra quem está no mercado, é uma excelente fonte de consulta, pra quem quer entrar, uma excelente fonte de aprendizado.
Dizer uqe um cara da globo.com entende disso é ridículo, ainda mais olhando e utilizando o site deles.
Tenha santa paciência Fred, tu tá tentando puxar o saco ou o quê?
Larga disso
O livro é espectacular para quem não tem grandes conhecimentos na área de Design Web...
Beijos ao meus conterrâneos brasileiros
Adriana Rezende - Portugal
Afinal, o livro é bom ou não?! O conteúdo é passível de uso ou são apenas devaneios do autor?! É interessante para iniciantes?!
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato