Serviços não são necessariamente mais sustentáveis do que produtos. A longo prazo, as startups de serviço do chamado Capitalismo de Plataforma são menos sustentáveis do que produtos duráveis e funcionais. Serviços podem ser mais sustentáveis, entretanto, se estabelecerem relações multilaterais com o ecossistema, tal como a cocriação. Como exemplo, o Cooperativismo de Plataforma oferece serviços sustentáveis tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e econômico.
O setor de serviços ocupa uma grande parcela do PIB brasileiro, e o design de serviços busca construir redes de valor em vez de cadeias lineares. Enquanto setores tradicionais como o agro e a indústria seguem um modelo linear de produção, o design de serviços possibilita uma dinâmica circular, onde os serviços são cocriados e constantemente reaproveitados, promovendo uma economia mais sustentável.
Além do cooperativismo de plataforma, a biomimética e a descentralização podem contribuir para relações ecológicas multidirecionais no design de serviços. A abordagem ecológica no design de serviços pode ser uma importante solução para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e construir um futuro mais sustentável.
Gravação realizada na disciplina Teoria do Design 4 da UTFPR.
Design de Serviços para Ecossistemas Sustentáveis [MP3] 40 minutos
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato