Os sistemas digitais entraram na nossa vida e se tornaram meios determinantes para a realização de nossas atividades. Quando esses sistemas começaram a falhar não por defeitos técnicos mas por inadequação do design, brotou a semente de uma nova área dentro do design que trataria especificamente da interferência do design na ação conjunta entre pessoas e sistemas, o Design de Interação. Ao contrário de abordagens analíticas como as de Ergonomia e IHC, a proposta do Design de Interação é canalizar a criatividade do designer para o desenvolvimento de produtos interativos (telefones celulares, softwares, games, websites, etc) que mudem a vida das pessoas para melhor.
Design de Interação: entre pessoas e sistemas [MP3] 13mb - 74 minutos
[ nota ]Infelizmente, não gravei os 10 primeiro minutos da palestra, mas em breve será disponibilizada gravação completa em vídeo pela organização do evento.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Achei legal como você colocou, logo no início do texto, que essa subdisciplina do design nasce de uma necesidade do mercado / cultura. Isto é, o design como ferramenta cultural.
Acho bem legal essas apresentações-resumos. Instiga curiosidade pra saber mais, o que acabou fazendo eu baixar o mp3.
[]s!!!
O áudio termina depois que a palestra acabou, numa conversa com algumas pessoas da platéia.
Bem Fred, continue assim e tenho certeza de que logo você estará atuando como professor doutor titular em alguma universidade de ponta e ainda como professor convidado em várias outras, dando aulas de Design de Interação!!!
Acho interessante você considerar a idéia de escrever um livro sobre o assunto.
Abraços!!!
Depois de muito, muito tempo de ausência lá volta ele lol
enfim, o assunto anda em alta... minha opinião sobre está lá no meu blog...
[]'s
t+
E ai, alguem ja leu a Biblia do Corel Draw?
Quando fui comprar era o nove agora ja e o doze. por isso ainda nao li nada, as coisas mudam muito rapido. Mas o Corel e programa e a usabilidade uma ciencia por isso nao desatualiza, e este e o site mais usavel quer dizer mais ou menos pois se acabar a enegia...
Por isso acho que profissionais que ja trabalham na area nao gostariam de ficar 24 h por dia na frente do pc, e ai que onde esta o papel do livro, a acessibilidade com a desvantagem de nao dar exemplos praticos, mas eu gostaria de ler: "A biblia da usabilidade" com o Doutor Frederick van Amstel nosso cientista rsss.
Se esta biblia tiver a mesma linguagem do blog e nao for muito caro eu posso ate penssar em comprar cara, ao contrario dos livros de programas que vemos na livraria onde tem uma linguagem mau traduzida e podem ver que a versao brasileira sempre e menor, ou seja quase sempre eles deixam muita informaçao la nos EUA ,hehe
Biblia da usabilidade?
que medo xD
enfim, essa eu compro na certa :)
[]'s
É, parece que não
mas quem iria ler 789 paginas falando da mesma coisa... Pra nos que estamos lendo isso, equivale a um grande agicultor estudar o manual de intrucoes de como se planta uma semente de feijao.
Como disse, usabilidade e uma ciencia apenas uma das varias discutidas aqui, e é claro que a palavra nao cairia bem num livro comercial.
Não concordo contigo cara...
O livro pode ser uma forma de uma pessoas expor a opinião, e ajudar a formar a sua.
Acho que o "manual de intruções" não é um bom exemplo, são tipos completamente diferentes, um manual ajuda a montar/utilizar um objeto, um livro ajuda a te dar ideias, te dar conhecimento. E leitura sempre é boa, mesmo que de um manual de intruções :)
[ o fato de ganhar dinheiro, ou ser um projeto comercial não o torna menos interessante e boa, tanto para os leitores quanto para o próprio Fred ;-) ]
[]'s
O véio, + ó, a palestra foi muito massa pra caramba, perdi, tomara que tenha outra oportunidade inclusive conhecer ele pessoalmente parece ser gente fina.
Cliquei 3 veis no adsense pra dar uma mao.
A risada da banana foi mais legal. Se marcar ate eu ri atoa aqui ainda bem que nao tinha niguem por perto...
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato