Por ocasião do lançamento do livro Design & Cultura, o Grupo de Pesquisa da UTFPR de mesmo nome promoveu um seminário em que os autores apresentaram seus capítulos. Dos capítulos do livro, o que mais me interessou foi o primeiro, que trata da relação recíproca entre artefatos e práticas sociais. As práticas sociais desenvolvem artefatos que, por sua vez, afetam as práticas sociais, ou seja, trata-se de um ciclo de atualização recíproca constante.
Design e Cultura: Os artefatos como mediadores de valores e práticas sociais [MP3] 25 minutos 5MB
Esse capítulo é a continuação da pesquisa que a professora Marinês Ribeiro dos Santos desenvolveu em sua dissertação de Mestrado. A escrita simples torna sua dissertação uma excelente introdução à Teoria da Atividade alicada ao Design:
Design, produção e uso de artefatos: uma abordagem a partir da atividade humana [PDF] 450Kb
Essa dissertação de mestrado apresenta uma abordagem do design de produtos a partir da Teoria da Atividade. Tomando como ponto de partida as opiniões antagônicas de alguns autores sobre a natureza desta profissão — onde alguns defendem a ligação do design com as questões de cunho artístico, enquanto outros argumentam que a preocupação com a viabilidade produtiva é mais relevante — a pesquisa tem como principal objetivo o estudo das relações existentes entre a concepção, a produção e uso de artefatos. Como essas relações acontecem no âmbito da prática do design, ou seja, durante o desenvolvimento do projeto, é para a atividade de projetar que está direcionado o foco de atenção. A pesquisa tem início com uma revisão bibliográfica, voltada para basicamente duas áreas de conhecimento: o design de produtos e a Teoria da Atividade. Em um segundo momento, alguns conceitos da Teoria da Atividade são aplicados ao universo do design de produtos, com o intuito de possibilitar a discussão das relações entre as atividades de design, produção e uso dos artefatos.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato