Uma das virtudes naturais que admiro nas crianças é a sinceridade. Elas falam sem constrangimento porque ainda não têm noção das consequências complexas que suas falas podem ter.
Isso facilita as coisas para quem está projetando jogos, brinquedos e material didático para crianças. Basta perguntar a elas se elas gostaram e elas dirão sem rodeios o que pensam. Entretanto, o interesse da criança pode ser tão diferente do que você imaginava, que é preciso repensar a base de sua proposta.
Não adianta empurrar algo que a criança não tem interesse. Quem já deu papinha para um bebê sabe que eles cospem na sua cara se insistir! Podemos tentar despertar o interesse, como no velho truque do aviãozinho, mas não ajudará tanto assim. É melhor descobrir os interesses da criança e criar a partir deles.
Propus o seguinte jogo para meu filho. Num lado, três animais, no outro, três falas desses animais. Pedi ao garoto que ligasse uma linha verde entre os animais e suas falas. Eu queria que ele aprendesse a ler as palavras.
Li junto com ele e ele entendeu a proposta, mas resolveu fazer diferente as linhas. Disse pra mim que eram fios elétricos...
Acontece que meu filho tá na fase de descobrir as coisas que estão por trás das coisas e algo que fascina muito ele é a energia elétrica e sua infra-estrutura. Seus brinquedos favoritos, no momento, são as extensões, adaptadores e conectores sobressalentes da casa.
Ignorei esse fato e tentei novamente, dessa vez incorporando a idéia dele do círculo em volta dos elementos.
Novamente ele ficou mais interessado em desenhar fios e alguns aparelhos (em vermelho) do que conhecer as falas dos animais.
Desisti da idéia.
Fiquei pensando num conceito mais complexo do que o Jogo da Fiozeira. Tinha que ser mais desafiador e exigir maior raciocínio. Peguei papel, caneta, barbante e uma tesoura e montei o seguinte protótipo:
O objetivo do jogo é simples: ligar os aparelhos na tomada. O desafio é combinar as extensões com diferentes plugs e comprimentos limitados para que chegue até lá. Aprovado na hora!
Abri o Flash, desenhei os objetos e o menino não parava de pular no meu colo: "Já terminou?" Coitado, acabou dormindo de tanto esperar e eu, de tanto programar, ou melhor, não programar. Na verdade, faz tanto tempo que eu não programo em Actionscript que já esqueci boa parte do que sabia e, para piorar, nesses 3 anos muita coisa mudou.
Então, eu peço a alguma alma caridosa que consiga programar nessa burocracia que é o Actionscript 2.0 (tem que funcionar no player 7.0) para me dar uma forcinha.
No protótipo abaixo, apenas o plug vermelho está ativo, funcionando como deveria. A quantidade de extensões, os tipos de plugs e a existência de benjamins (os conectores de 3 lados) deve ser randômica e, se possível, aumentando progressivamente a cada novo jogo. Inicialmente, as extensões e os conectores devem estar espalhados e desconectados entre si.
O que eu preciso é que alguém pegue o .fla, adicione a lógica do jogo e me envie de volta para os ajustes finais. Contribuições para o conceito também são bem vindas!
plugplug.fla [Flash MX 2004] 480kb
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É cara...
além da sinceridade, acho muito interessante o aspecto da criatividade delas, e como essa criatividade vai "se esgotando" até a vida adulta...
Mas fala sério! vc tem um filho!? que dahora!
As crianças tem muito mais criatividade do que nós, segundo a matéria do Fantastico no domingo passado, nós perdemos a capacitade de ser criativo pq temos medo de errar e durante nossa vida somos submetidos a pensar antes de responder.
Como eu queria ser criança com o Conhecimento que tenho hj..
Oi Fred,
Não é rasgando seda, mas isso eu acho uma das qualidades mais admiráveis num designer: de encontrar inspiração no dia-a-dia, até mesmo brincando com o filho. Isso e projetos pessoais. Designer que projeta somente quando é contratado, não dá pra confiar muito não hehe
Parabéns :)
[]s!
Muito legal como sempre Fred!
Bom, se não conseguiu ninguém, por favor, me envia direitinho o que quer, faço pra você.
Grande abraço e sucesso!
Valeu Leandro! Já estou conversando com outro Leandro, o Ferreira (durang). Se não conseguirmos, te chamo.
Pode contar comigo! Aparece pra batermos um papo.
Grande abraço
Muito legal o relato desta observação! Crianças sabe o que quer, e é dotada de uma obstinação invejável.
Assim é importante sabermos ler na criança ou mesmo no cliente suas necessidades... Gostei muito da analogia, me fez divagar no raciocínio...
Moço, seu "blog" é liiiiindo. Mesmo.
De vez em quando passo por aqui e sempre fico fascinada com o conteúdo dos seus posts...
Hoje estava lendo alguns e uma curiosidade surgiu: porque no firefox as imagens aparecem coloridas e no internet explorer em p&b na página principal?
Juro que é verdade rs... não sei se você já mencionou em algum post e me perdoe por não ter procurado :oP
Estou com a estranha mania de deixar os dois abertos ao mesmo tempo (é meio que uma transição entre a minha mania de usar o netcaptor - que coloca abas no IE e permite que sejam abertos "trocentos" sites com memória de 3 ou 4 - para o firefox). Abri o firefox pra checar se eu já tinha o Usabilidoido no del.icio.us e aproveitei e abri para ler outros posts no firefox...
Sobre esse post, achei muito interessante uma aula que assisti outro dia sobre semiótica e o professor dizia que tinha desenvolvido um brinquedo para crianças na faixa etária de 12 anos. Chegou em casa para testar com a filha de 12 que nem deu moral. A de 6 foi correndo e conseguiu usar mais rápido que ele tinha pensado...
A rapidez das crianças me fascina!
Parabéns pelo blog!
É de propósito mesmo, Maria. Eu gostaria de usar esse mesmo efeito nos outro navegadores, mas só o IE me permite mostrar as imagens em preto-e-branco sem alterá-las. Mas quando se abre as páginas do post, a mesma imagem aparece colorida.
Fantástico post. Realmente as crianças são sinceras e sabem o que querem. O grande problema é que nós adultos em geral estamos muito ocupados com o que queremos que esquecemos de ouvir as crianças.
Realmente ótimo post
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