Finalmente, a Macromedia arranjou um jeito de indexar o conteúdo dentro do SWF, os arquivos gerados pelo Flash. Pela demonstração, parece perfeito, mas imagino que na prática, haverá algumas restrições.
A deficência de indexação do Flash era o principal motivo por que não recomendo usar Flash para prover conteúdo textual. Desperdiçar o marketing gratuito nos buscadores é inaceitável para websites institucionais e promocionais.
De qualquer forma, ainda vai demorar algum tempo para que "Deus" Google comece a degustar Flash. Por enquanto, continue usando o bom e velho HTML, por favor, afinal ele foi feito para isso mesmo.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
doidera nao tem pra ning cara eu sei fazer isso em casa nao preciso de vcs nao cara
Mesmo que a google consiga "ler" o conteúdo do flash, HTML ainda vai compensar muito mais pelo peso das tags, que por mais que muitos discordem, pesa MUITO. Ela não vai saber por exemplo a diferença de texto corrido para título, quando isso é facilmente identificado no HTML (H1 e P, p/ exemplo). An]inda prefiro o bom e velhor HTML, e usar o flash apenas como "complemento".
[]'s
É uma pena tua defesa cega ao html. Se vc parar e analisar a evolução dos últimos anos verá que as outras linguagens tentaram se aproximar do flash mais que o flash tentou se aproximar delas.Até "Deus" (Google) está adaptando-se. Isso acontece porque as coisas evoluem por demanda. Os sites desenvolvidos em flash são mais atraentes, menos chatos, mais dinâmicos e por conseqüência geram maior demanda. A maioria dos usuários são leigos em programação, o que eles querem é entretenimento e se você coloca um aviso simples na primeira página do site informando que ele precisa baixar um plugin novo, ele clica e pronto. E quanto a internet ser multiplataforma, é verdade. Mas html não é a solução para todos os problemas. Se fosse não teriam surgido novas. Hoje, mais do que usarem palm as pessoas usam celular (mais uma vez a parada da demanda) e flash é melhor nessa plataforma.
Não se engane. Tudo evolui em função da maior demanda. Se as pessoas são mais atraidas pelo flash não demora muito e a maioria das deficiências estarão resolvidas. Não é a toa, que com todos os defeitos, a maioria esmagadora de PCs ainda rodam com windows e não com linux.
Caro Franz,
Sites em Flash em geral servem para satisfazer o ego do webdesigner ou da agência que criou para o "freguês" - para beliscar um prêmio aqui, outro acolá. E mais, Flash hoje é para quem não quer se meter com a sopa de letrinhas do html. Não discordo de você no aspecto da estética, um site em Flash dá toda a liberdade ao designer, mas torna o conteúdo hermético aos spiders.
Talvez você não tenha noção do que se pode fazer em termos de indexação para mecanismos de busca com o html - e, é claro se tiver uma veia artística envolvida na parada fará com que o design fique supimpa, sem ter que arcar com o custo do famigerado "loader", que cá entre nós é um tiro no saco e faz muita gente apelar para o "skip introduction".
Prós e contras colocados na balança, em termos de SEO, o html ainda é imbatível.
Mas o horizonte é promissor e já rola uma extension pra Dreamweaver que promete gerar menus em SWF totalmente amigáveis com os spiders... é ver pra crer!
[ ]'s
Marcio
Bem, estou tentando resolver meu problema indexando uma página index.html com onRollOver --> arquivo com flash principal; OnRollOver numa area do index, flash embutido, mas com todas as tags tradicionais. Isso faz o link imediato e desvincula o site principal; Também usando o robots.txt para desabilitar conteúdo duplicado no arquivo base principal, mantendo a index como centro de spiders e robots. Vamos ver se rola...
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato