Em nossa sociedade, espera-se que o design reproduza tendências mais do que crie novas tendências. A liberdade para criar coisas originais é rara na produção para o mercado. Por esse motivo, sabe-se muito pouco sobre como se criam tendências de design.
Na minha visão, tendências são possibilidades de mudanças sociais iminentes. Além dos símbolos e práticas estabelecidos, a sociedade coloca em evidência alguns poucos símbolos e práticas que representam novos rumos. A tendência é uma tentativa de alguns indivíduos de mudar aquilo que é cultivado pela sociedade, ou seja, a cultura. Às vezes a tendência pega, às vezes não.
Conforme escrevi para o website da Tramontina Design Collection em 2007, o designer tem pouca liberdade para criar tendências. A prerrogativa de estilo pessoal ainda é a maior abertura dada aos designers para criar tendências, porém, na maior parte dos projetos, cabe ao designer apenas identificar e amplificar tendências.
Em 2016 assumi a disciplina Laboratório de Tendências Digitais na PUCPR com o objetivo de fortalecer a capacidade de nossos estudantes a identificar e amplificar tendências de design.
Quanto à identificação de tendências, dei as seguintes dicas:
Já sobre amplificação de tendências, elenquei as seguintes técnicas:
É possível que existam outras técnicas, mas estas são as que eu conheço bem.
Depois de explicar como identificar e amplificar tendências, apresentei as tendências que identifiquei e publiquei aqui no Usabilidoido anos atrás, bem como as tendências que observo hoje no presente (2016).
À partir daí, a cada aula, os estudantes tiveram que identificar uma tendência de design digital. Passei pra eles uma lista de pólos de reprodução de tendências como as conferências TED, microblogs, Youtube e filmes de ficção científica para pesquisar tendências atuais. Cada tendência identificada foi publicada como um post no Medium, na revista de Tendências Digitais.
O resultado foi magnífico. Em quatro meses, identificamos mais de 400 tendências de design digital. Utilizando o software Gephi, criei uma visualização das tendências mais influentes, ou seja, mais ligadas a outras tendências.
Essa visualização possui uma versão interativa em que é possível clicar e ler os posts do Medium. Ela mostra que a usabilidade das interfaces ainda é uma tendência forte, junto com vídeo na web, GIFs e comando de voz.
No final do semestre, os estudantes também identificaram quem escreveu os posts mais influentes da turma e desenharam um perfil dos estudantes mais "antenados". São eles:
No próximo semestre, os estudantes vão especular sobre as tendências de design digital para o ano de 2017. Se você quiser acompanhar, inscreva-se no Medium e siga o nosso observatório de Tendências Digitais.
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