Storyboard é uma sequência de cenas que ilustram a interação do usuário com um produto ou serviço, revelando aspectos cruciais do contexto: onde, quando, como e por quê. O desenho do storyboard não precisa ser bem feito pois o foco é demonstrar a sequência de passos.
Por que é feito? O Storyboard foi criado originalmente para planejar filmes e animações, aproveitando a referência das revistas em quadrinhos. Os diretores de cinema precisam visualizar como será a sequência de cenas antes de começar a filmar, pois a filmagem custa muito caro. O storyboard ajuda a evitar erros e planejar algo bastante subjetivo.
Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.
O Storyboard é como se fosse uma história em quadrinhos sobre a interação que o usuário teve com um concorrente seu ou que vai ter com o produto ou serviço que você está projetando.
Para começar, imprima cinco cópias do template de Storyboard em uma folha de papel A4. Utilize lápis para poder apagar e rabiscar livremente. Escolha uma das histórias de interações que o usuário teve com produtos ou serviços que você observou diretamente ou que você ouviu do usuário para representar no seu Storyboard.
Cada quadradinho do Storyboard é como se fosse uma etapa na interação que o usuário tem com o produto ou serviço.
Antes de desenhar, você deve escrever embaixo o que está acontecendo naquela cena de modo que você se concentre nas ideias para depois pensar no visual.
Para o Storyboard, não é necessário desenhar com precisão. Esboços simples, bonequinhos de palito já são suficientes para expressar a ideia. O importante é contar uma boa história.
Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato